sábado, 13 de março de 2010

Acessibilidades num território descontínuo como factores de coesão social e territoriais


O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos participou, ontem, no Simpósio Internacional “Gestão de Políticas Regionais em Perspectiva - O papel das infra-estruturas no desenvolvimento regional”, que se realizou na cidade de Florianópolis, no Brasil, este ano sob a temática das acessibilidades como factor de desenvolvimento regional, onde foi palestrante.

Na intervenção proferida por José Contente, em representação do Presidente do Governo Regional, o caso dos Açores foi apresentado como território descontínuo onde as acessibilidades ganham um papel relevante na economia, na aproximação das pessoas e na segurança global.

Após o enquadramento da história, da geografia física e humana, dos Açores, assim como de aspectos e indicadores socioeconómicos e das questões geodinâmicas que impendem sobre a região, o secretário regional destacou o caso dos sistemas rodoviário e aeroportuário açorianos como factores de coesão social e territoriais, com forte impacto na economia e na qualidade de vida das pessoas que residem nas nove ilhas.

Referindo-se mais em pormenor ao sistema rodoviário regional, o governante apresentou o projecto das SCUT em S. Miguel, “associado a investimentos permanentes na integração paisagística, como marca indelével das estradas açorianas, e onde o plantio de espécies e a criação cuidada de miradouros e merendários, dão uma especificidade própria á nossa Região”, referiu.

O membro do executivo açoriano destacou ainda a existência de um auto-governo nos Açores, que conjuntamente com a integração na Comunidade Europeia, criaram as condições de aceleração do desenvolvimento regional, indicando que o governo açoriano conseguiu um envelope financeiro para o Quadro de Referência Estratégica (2007/13) superior a 130 milhões de euros, que alavancam o investimento público superior a 1800 milhões de euros.

José Contende disse ainda que “as acessibilidades dos Açores foram integradas no âmbito do desenvolvimento da Região, onde o ordenamento do território, as questões habitacionais, de proximidade dos sectores educacionais, saúde e apoio social, constituem, também, importantes dimensões da política da coesão social e territorial do governo regional”.

O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos indicou ainda que os Açores “caminham com novos objectivos de desenvolvimento regional apoiados, por exemplo, num sistema científico e tecnológico próprio”, onde se inserem projectos como o da ESA, em Santa Maria.

No debate que se seguiu à intervenção do governante, ficou patente a grande curiosidade dos palestrantes e da assistência pelos Açores, e foi recordada a influência dos açorianos no desenvolvimento do estado de Santa Catarina e até a menção às raízes familiares açóricas em pelo menos quatro presidentes da república brasileira, como foram os casos de Gertúlio Vargas, Tancredo Neves, João Goullart e Gaspar Dutra.



GaCS/VS

Sem comentários: