terça-feira, 9 de março de 2010

Açores integram comitiva da União Europeia na II Mostra de Desenvolvimento Regional do Brasil



O Governo dos Açores integra a comitiva da Comissão Europeia que participará na II Mostra de Desenvolvimento Regional do Brasil, entre os dias 10 a 14 de Março, em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina.

A participação açoriana integra-se no programa da Região Europeia do Ano, levando ao maior evento no domínio da política regional do Brasil - com uma participação estimada de 30.000 pessoas - a experiência e os desafios da gestão de políticas regionais numa Região Ultraperiférica da União Europeia.

Os Açores, em conjunto com as regiões italiana de Emiglia-Romagna e espanhola de Aragão, integram a comitiva da União Europeia, participando no Simpósio Internacional “Gestão de Políticas Regionais em Perspectiva”, bem como no “stand” institucional da Direcção-Geral de Política Regional, através da disponibilização de informação sobre projectos co-financiados pela UE e de material de promoção turística.

A participação do Governo dos Açores será assegurada pelo Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, o qual intervirá, no dia 12 de Março, no Simpósio Internacional, com uma apresentação no painel sobre “O papel das infra-estruturas no desenvolvimento regional”.

A II Mostra Nacional brasileira é composta por diversas iniciativas que se prolongam por cinco dias, entre workshops, exposições e actividades culturais, com destaque para o Simpósio Internacional e a Mostra Institucional, sendo organizada em torno de quatro temáticas principais, de entre as quais, a relação Brasil-Europa.

A Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional é o maior evento no domínio da política de desenvolvimento regional do Brasil e é comparável, quer na escala, quer na temáticas, com os Dias de Desenvolvimento Regional (conhecidos como “Open Days”), organizados anualmente pela Comissão Europeia e nos quais a Região tem assumido uma participação regular.

Esta iniciativa é organizada pelo Ministério da Integração Nacional brasileiro, congregando autoridades estaduais, organizações internacionais, universidades, empresas e sociedade civil, visando proporcionar um espaço de debate e de análise das políticas regionais, em cuja sessão solene de abertura participará o Presidente da República brasileira, Luis Inácio Lula da Silva.

A presença do Governo dos Açores em Florianópolis resulta da maior visibilidade da Região em Bruxelas, em particular do aprofundamento das relações com a Direcção Geral de Política Regional, assumindo-se também como uma excelente oportunidade de promoção dos Açores no Brasil, muito em particular, no Estado de Santa Catarina, com o qual a Região tem fortes ligações históricas e afectivas.


GaCS/LFC

Sem comentários: