terça-feira, 9 de março de 2010

Actividade sísmica aumentou nas últimas horas



Apesar de não serem sentidos pela população, os microssismos são em número superior ao habitual desde segunda-feira

O número de microssismos tem aumentado a oeste da ilha do Faial nas últimas horas, apesar de não serem sentidos pela população, informa a Lusa.


«São microssismos em número superior ao habitual desde segunda-feira à noite», afirmou Teresa Ferreira, responsável do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica (CIVISA), admitindo que possa vir a ocorrer «um sismo um pouco mais energético, que venha a ser sentido pela população».


De acordo com a especialista, o CIVISA «está a registar alguma actividade sísmica a oeste do Faial», especificando que esta actividade está localizada «a mais de 30 quilómetros de distância da ilha».


Teresa Ferreira salientou que o aumento do número de microssismos se enquadra «na actividade do arquipélago», assegurando que «não está relacionado» com a actividade sísmica que tem ocorrido recentemente em várias regiões do planeta.


«Temos várias zonas que vão alternadamente manifestando aumentos da actividade», sustentou Teresa Ferreira. O CIVISA considera que, no resto do arquipélago dos Açores, «a sismicidade se encontra dentro dos parâmetros normais».




Fonte: IOL

Sem comentários: