terça-feira, 9 de março de 2010

Alunos terceirenses e micaelenses participam amanhã na fase de ilha do Mega Sprinter e Mega Salto




Mais de 600 alunos de escolas da Terceira e São Miguel participam, quarta-feira, na fase de ilha do projecto Mega Sprinter e Mega Salto, uma competição que pretende promover a actividade física no meio escolar.

O Complexo Desportivo Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória, vai ser o palco na ilha Terceira desta competição, que prevê reunir cerca de 230 alunos das escolas Básica Integrada de Angra do Heroísmo, Básica Integrada dos Biscoitos, Básica Integrada da Praia da Vitória, Básica e Secundária Tomás de Borba, Secundária Vitorino Nemésio da Praia da Vitória e Colégio de Santa Clara.

Já na ilha de São Miguel, a actividade, que se enquadra nos projectos de desporto escolar da Direcção Regional do Desporto, vai decorrer no Complexo Desportivo das Laranjeiras e no Parque Séc. XXI, ambos na cidade de Ponta Delgada.

Este evento desportivo, que compreende uma prova de velocidade (40 metros) e outra prova de salto em comprimento, envolverá 373 alunos de dez escolas com 2º, 3º Ciclos e Secundário de São Miguel.

Os tempos obtidos pelos alunos na respectiva fase de ilha, serão colocados num ranking regional e os seis melhores tempos por escalão etário e sexo serão apurados para se deslocarem à fase regional do projecto, que se realizará na ilha Terceira, em Abril. Os melhores alunos apurados irão representarem os Açores na fase nacional.

O Serviço de Desporto da Terceira contou com o apoio da Associação de Atletismo da Terceira, dos alunos do Curso Tecnológico de Desporto da Escola Secundária Vitorino Nemésio, da Delegação da Cruz Vermelha em Angra do Heroísmo e o patrocínio do Hipermercado Modelo da Praia da Vitória para organizar o evento desportivo.

Em São Miguel o Serviço de Desporto teve o apoio técnico da Associação de Atletismo de São Miguel.

Esta prova desportiva visa, entre outros objectivos, a promoção da actividade física e do desporto em meio escolar e a criação de hábitos de vida saudáveis. Além disso procura sensibilizar os jovens para a importância do desenvolvimento das suas potencialidades ao nível da velocidade, atendendo a que esta é uma capacidade motora transversal à grande maioria das modalidades desportivas que, inclusivamente, constam dos Programas Nacionais de Educação Física.

De salientar a crescente adesão dos alunos a mais esta iniciativa do desporto escolar, que se assume já como um importante evento de promoção e incentivo à prática da actividade física e desportiva, em particular das disciplinas de velocidade e salto em comprimento.


GaCS/RM

Sem comentários: