segunda-feira, 15 de março de 2010

Aprovado tema da 16ª Conferência Internacional Metropolis



"Migration Futures: Perspectives on global changes" será o tema da 16ª Conferência Internacional Metropolis que se realiza de 12 a 16 de Setembro de 2011, na cidade de Ponta Delgada, organizado pelo Governo dos Açores, com diversos parceiros académicos internacionais, incluindo o Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores.

A aprovação final do tema foi conhecida na reunião do Secretariado internacional do Metropolis Project, que decorreu de 11 a 13 de Março, na cidade de Phoenix, Arizona, onde participou a directora regional das Comunidades, para além dos cerca de 30 representantes de diversos governos e universidades mundiais.

Rita Machado Dias apresentou o tema, bem como a proposta para as oito sessões plenárias que farão parte da Conferência. As oito sessões aprovadas foram: Globalization and migration in the South; International Mobility in Integrated Economic Spaces; Migration in the context of islands; The effects of large-scale emigration on homelands; Maintaining relations within the Diasporas; The fostering of transnational identities through Internet and social networking website; Ageing and migration e Living in Multicultural Cities: interethnic relations and daily life.

De igual modo, a governante esteve presente no Seminário Internacional "Managing Undocumented Migration in North America", organizado pela Universidade do Arizona. Do programa constou diversos palestrantes, nomeadamente, membros dos departamentos de Imigração dos governos do Canadá, Estados Unidos da América e do México, do departamento de Segurança Nacional dos EUA, bem como diversos professores universitários.

Ainda neste seminário, os participantes tiveram a oportunidade de ver in loco o trabalho desenvolvido pelo Governo dos EUA no combate à imigração ilegal, através dos seus controlos fronteiriços.

No Domingo, Rita Machado Dias, teve um encontro com diversos dirigentes da comunidade açoriana residente em Lowell.

No penúltimo dia, a directora regional das comunidades terá uma reunião com o reitor e diversos professores do Bristol Community College, bem como visitará os Arquivos Ferreira Mendes e a Universidade de Massachusetts. Pela noite, visitará a comunidade açoriana residente na cidade de Peabody.

No último dia, antes do regresso à Região, Rita Machado Dias encontrar-se-á com o Cônsul de Portugal em Boston e terá uma reunião com o Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers.


GaCS/LFC

Sem comentários: