quarta-feira, 17 de março de 2010

Biblioteca de Ponta Delgada exibe documentário premiado sobre os moinhos de S. Miguel



A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada vai exibir no próximo dia 22 de Março, pelas 18:30 horas, o documentário “A Natureza e o Engenho – Moinhos de S. Miguel”.

Com realização de André Laranjinha e produzido pela Cresaçor, este filme foi duplamente distinguido na edição de 2009 do Faial Filmes Fest, com os prémios de Melhor Filme Açoriano e Melhor Filme das Ilhas.

Um projecto, que nasceu a partir da acção do Museu Móvel do Museu Carlos Machado para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2009, com o objectivo de proporcionar a reflexão e o reconhecimento do papel da ciência (e da tecnologia) no património cultural e, ainda, de estimular a discussão sobre os benefícios da ciência no futuro, quanto à conservação do património.

É de salientar, que a intenção da acção do Museu Móvel, é divulgar o espólio do Museu junto daqueles que não o costumam visitar, por um lado e, por outro, sinalizar aspectos do património local.

Os moinhos de S. Miguel são exemplos de um património “moribundo”, que em tempos, foram construções que aproveitando as energias oferecidas pela natureza e com o engenho do homem foram usadas ao serviço da sua subsistência e hoje, constituem uma importante parte do património que está a desaparecer.

Os Moinhos de Vento, as Atafonas, as Azenhas constituíram importantes peças na história do povoamento dos Açores, na vida de muitas gerações e na sua auto-suficiência, quer seja nos Açores, no país, na Europa e no mundo.


GaCS/LM/MCM

Sem comentários: