segunda-feira, 8 de março de 2010

Carlos César quer ver repetida a experiência bem sucedida da Semana dos Açores em Lisboa


O presidente do Governo dos Açores considerou importante que se processe com regularidade a cooperação entre o Centro Cultural e de Congressos do Teatro Micaelense e o Teatro de S. Luiz, em Lisboa.

Para Carlos César, “trata-se de uma colaboração estratégica, do ponto de vista da projecção cultural dos Açores no continente e junto de outros públicos”, sendo agora necessário, “com base nesta experiência, partir para uma interacção maior com o que se faz, em termos de cultura, no continente, com os actores e os criadores culturais, para além do público açoriano residente em Lisboa.”

O presidente do Governo dos Açores falava no final do concerto de ontem da Orquestra Regional Lira Açoriana, evento que encerrou a Semana da Cultura Açoriana em Lisboa, levando ao Teatro de S. Luiz muito público e dezenas de personalidades, entre as quais se contavam o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa.

A Orquestra Regional Lira Açoriana, aplaudida de pé, no final, interpretou obras de Reineke e Wagner, entre outros, fechando com composições e arranjos de músicas tradicionais dos açorianos Antero Ávila e Hélder Bettencourt.

A Semana Açoriana em Lisboa, promovida pela Direcção regional da Cultura, em parceria com o Teatro São Luiz e o Teatro Micaelense, transformou a cidade de Lisboa no palco de diversas iniciativas culturais, desde espectáculos, conferências, exposições, projecção de um filme e gastronomia.



GaCS/CT

Sem comentários: