terça-feira, 9 de março de 2010

Centro de reabilitação de jovens avança este ano


O Governo vai iniciar este ano a construção do Centro de reabilitação para jovens toxicodependentes.

O anúncio foi feito pelo secretário da Saúde na apresentação dos relatórios de actividades das instituições ligadas ao combate às dependências, que teve lugar, hoje, em Ponta Delgada.

Segundo Miguel Correia encontra-se a decorrer o processo para o respectivo licenciamento, devendo as obras de requalificação e adaptação do Solar da Glória, no lugar do Livramento, iniciar-se antes do final do ano.

Na mesma ocasião, o secretário da Saúde anunciou que o governo vai implementar, ao longo do corrente ano, a prescrição electrónica de medicamentos psicotrópicos, de modo a garantir uma maior segurança.

Para Miguel Correia esta medida vai permitir um maior controlo da prescrição destes medicamentos por parte dos médicos. Estão nesta situação medicamentos como o Subutex e o Suboxone.

Além de conhecer as acções realizadas em 2009, pelas diferentes instituições, o encontro, que decorreu em Ponta Delgada, segundo Miguel Correia, permitirá potenciar o trabalho em rede.

De acordo com os dados hoje apresentados foram tratados, ao abrigo dos protocolos em vigor, cerca de 1200 pessoas, realizaram-se 170 consultas de apoio a famílias e foram intervencionados 500 jovens no programa “Xpressa-te”.

Ao nível do programa “Tu Decides”, que é desenvolvido em parceria com a Direcção Regional da Educação, foi possível chegar a cerca de seis mil alunos.

O programa de manutenção por substituição opiácea em Baixo Limiar, que é desenvolvido pela unidade móvel “Nova Meta – Vida Nova”, abrangeu cerca de cinquenta utentes.

Hoje também foram assinados os protocolos com as mesmas instituições, para o corrente ano de 2010, no valor total de 868 mil euros.



GaCS/RC

Sem comentários: