segunda-feira, 15 de março de 2010

Comemorações do Centenário da República na Califórnia



O subsecretário regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa terminou ontem a sua participação, em representação do Presidente do Governo, nas comemorações do Centenário da República Portuguesa que decorreram na Califórnia, nos Estados Unidos da América.

Rodrigo Oliveira participou em diversas iniciativas, com destaque para a intervenção , no dia 12, na sessão de abertura do Seminário “A República Portuguesa: Tradição, Sucessos e Futuro”, na Universidade de California, Berkeley, evento que, durante dois dias, reuniu diversos académicos de Universidades norte-americanas e portuguesas.

Rodrigo Oliveira referiu que “uma das maiores vitórias da República, da República que se constrói em Liberdade e em Democracia, consiste, precisamente, na consagração e aprofundamento do regime autonómico nos arquipélagos dos Açores e da Madeira”, realçando que “foi preciso esperar pela terceira Constituição republicana para que o Estado português reconhecesse as especificidades derivadas da geografia, mas também da índole de um Povo, que há muito exigia a “livre administração dos Açores pelos Açorianos”.

Na sua intervenção, o Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa fez uma abordagem à evolução dos movimentos autonomistas, com realce para o progresso dos Açores após a constituição da Autonomia. Referiu também o papel de Teófilo Braga e de Manuel de Arriaga no pensamento e acção da Primeira República, no contexto de “um importante movimento intelectual e de participação política dos açorianos no panorama cívico e cultural nacional”.

Rodrigo Oliveira participou ainda em encontros com a comunidade açoriana na Califórnia, tendo sido orador, no dia 12, no Jantar Comemorativo do Centenário da República Portuguesa, que decorreu na cidade de San José. Neste jantar foi também entregue o Prémio de Cultura da “Luso-American Education Fundation” a Diniz L. Borges, antigo Conselheiro das Comunidades Portuguesas na Califórnia, homenagem a que Rodrigo Oliveira se associou “em nome do Governo dos Açores, numa distinção a uma figura que muito honra os açorianos, um exemplo de dedicação e trabalho a favor da valorização das comunidades luso-americanas e na promoção e defesa das tradições e cultura açorianas nos Estados Unidos”.

No domingo, o Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa participou no lançamento do livro bilingue “Nove Ilhas, uma História”, da autoria da Professora Susana Goulart Costa da Universidade dos Açores, com tradução da Professora Rosa Neves Simas, da mesma instituição, e coordenação da Professora Deolinda Adão da Univerdidade da Califórnia, Berkeley, que Rodrigo Oliveira considerou “um valioso intrumento - conciso, mas cientificamente cuidado - na promoção da História dos Açores junto, não só das comunidades do continente norte-americano, mas também de promoção externa da Região, preenchendo uma lacuna há muito sentida”.

A Conferência Anual sobre Educação e Cultura Luso-Americana, este ano dedicada às comemorações do centenário da República portuguesa foi organizada pela “Luso-American Education Fundation” e pelo Programa de Estudos Portugueses da Universidade da Califórnia, Berkeley.


GaCS/LFC

Sem comentários: