quarta-feira, 17 de março de 2010

Concerto de Lisa Ekhdal em Ponta Delgada no dia 28 de Março, integrado na Programação dos Açores, Região Europeia do Ano 2010



A artista sueca Lisa Ekdhal vem a Ponta Delgada para um concerto único no dia 28 de Março às 21h30, no Teatro Micaelense. O espectáculo integra a programação dos Açores com a chancela da Região Europeia do Ano 2010, coordenada pelo Secretário Regional da Presidência, André Bradford que, a propósito, considera ser esta uma “oportunidade ímpar para apreciar a obra, o talento e as performances da artista sueca, o que remete, também, para a preocupação que temos em proporcionar aos açorianos uma programação cultural eclética e de qualidade ao longo deste ano.

Lisa Ekdahl com a sua voz suave e frágil é um dos nomes da nova geração de cantoras que se movem com igual à vontade nas áreas da pop, do Folk e do jazz, com influências da Bossa Nova.

Frequentemente comparada a cantoras como Norah Jones, Diana Krall, Stacey Kent ou Jane Monheit, a cantora conta já com dez álbuns gravados e já foi distinguida com três Grammys suecos.

Começou a cantar jazz com o trio do pianista Peter Nordahl e aos 23 anos lançou o seu álbum de estreia, homónimo, que a catapultou para a fama no país natal, atingindo a quádrupla platina ao fim de alguns meses, para além de três Grammys já arrecadados.

O seu último álbum, “Give me that slow knowing smile”, foi recebido com aclamação por toda a Europa, valendo-lhe nova nomeação para os Grammys na Suécia.

A voz de Ekdall conquistou milhares de admiradores por toda a Europa, especialmente a partir das gravações do reportório “standard” norte-americano com o trio Peter Nordahl, no disco “When Did You Leave Heaven”.

Mais tarde, gravou dois discos de pop: "Med Kroppen Mot Jorden" e "Borton Det Bla", em 1996 e 1997, respectivamente.

Em 1998, o álbum "Back to Earth", de "standards" do jazz, o segundo gravado em Inglês, consagrou-a. Exemplo disso é o facto de a coreógrafa alemã, Pina Bausch, ter escolhido algumas das suas canções para integrar o alinhamento dos espectáculos que deu em Lisboa.

Mais recentemente, Lisa Ekdahl regressou às criações originais, destacando-se o trabalho com o "songwriter" e guitarrista Salvadore Poe. As sonoridades pop com influência da bossa nova são, agora, a prioridade.

Compositora e letrista das próprias canções, Lisa Ekdhal canta em sueco e inglês e esteve em Portugal pela última vez em Novembro de 2008, para concertos no Centro Cultural de Belém, na Casa da Música do Porto e no Cine Teatro de Alcobaça.

Os bilhetes estarão à venda na Bilheteira do Teatro Micaelense a partir de Quinta-Feira, nos horários normais de funcionamento da sua bilheteira.



GaCS/LFC

Sem comentários: