sexta-feira, 5 de março de 2010

Directora regional das Comunidades visita as comunidades açorianas de Massachussetts e Rhode Island



A directora regional das Comunidades, Rita Dias, inicia hoje uma visita às comunidades açorianas dos estados americanos de Massachusetts e Rhode Island, e participa na reunião do Metropolis International Steering Committe, na cidade de Phoenix, Arizona.

No dia 6, a governante visitará a comunidade açoriana de Hudson, onde contactará com os diversos dirigentes associativos daquela localidade e participará nas comemorações do “Dia da Mulher”, na Casa dos Açores da Inglaterra.

Já no Domingo, dia 7, visitará o Museu da Baleia, de New Bedford, e o Azorean Maritime Heritage, reunindo com os responsáveis dos respectivos espaços. De igual modo, tem agendado o encerramento da exposição denominada: “Travelers Not tourists: Nine artists in the Azores” da responsabilidade de diversos estudantes do curso de Artes do Bristol Community College que, no ano passado, estiveram de visita à região com o apoio do Governo dos Açores. À noite, estará no Centro Comunitário Amigos da Terceira, na cidade de Pawtucket.

Para a segunda-feira, estão agendadas diversas reuniões de trabalho com a Cônsul de New Bedford, o Immigrant Assistance Center, o Ser Jobs, bem como com o Xerife Thomas Hodgson, do Condado de Bristol e, à noite, reunirá com diversos dirigentes associativos e comunidade em geral, na Associação Cultural Lusitânia.

No dia 9 de Março, Rita Dias terá uma reunião com o Vice-Cônsul de Providence, e visitará a Universidade de Brown e a Escola Portuguesa do Espírito Santo, em Fall River, completando, esta última, 100 anos de existência no presente ano. No mesmo dia, a Directora Regional das Comunidades visitará as comunidades residentes nas cidades de Cambridge e Sommerville.

De 10 a 13 de Março, Rita Dias estará presente no Metropolis International Steering Committe, que se realiza na Universidade do Arizona, na cidade de Phoenix. Uma vez que o Governo dos Açores irá organizar a 16ª Conferência Internacional Metropolis, em Setembro de 2011, este tem assento nas reuniões anuais, onde se definem os programas e toda a organização destas conferências.

Já no dia 14 à noite, participa num encontro com diversos dirigentes associativos, na cidade de Lowell.

No penúltimo dia, a directora regional das comunidades terá uma reunião com o reitor e diversos professores do Bristol Community College, bem como visitará os Arquivos Ferreira Mendes e a Universidade de Massachusetts. Pela noite, visitará a comunidade açoriana residente na cidade de Peabody.

No último dia, antes do regresso à Região, Rita Machado Dias encontrar-se-á com o Cônsul de Portugal em Boston e terá uma reunião com o Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers.


GaCS/LFC

Sem comentários: