sábado, 13 de março de 2010

Esclarecimento da Secretaria Regional da Saúde relativo à câmara hiperbárica



Esclarecimento da Secretaria Regional da Saúde relativo à notícia emitida no Telejornal da RTP-Açores, de 12 de Março, sobre a câmara hiperbárica do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.

1 – A câmara hiperbárica foi adquirida e instalada no Hospital de Ponta Delgada, em primeira instância, para dar resposta a acidentes de descompressão de mergulhadores.

2 – Felizmente, não se verificou qualquer incidente. Mas, numa Região em que no sector turístico se dá cada vez mais ênfase às actividades náuticas, entre as quais o mergulho, é tranquilizador, para quem vem com esse objectivo, saber que pode contar com essa resposta nos serviços de saúde dos Açores.

3 – Naturalmente que a existência da Câmara hiperbárica potencia outras funções terapêuticas tais como o tratamento de intoxicação aguda por monóxido de carbono, sepsis, isquemias pós-traumáticas, queimaduras térmicas e feridas de difícil cicatrização em doentes diabéticos.

4 – Esteve sempre nos planos do Hospital de Ponta Delgada, e da Secretaria da Saúde, implementar essas funcionalidades. Só não aconteceu mais cedo porque se aguardava que um médico daquele Hospital terminasse a formação específica nessa área, o que só agora se verificou.

5 – O Hospital de Ponta Delgada iniciou de imediato os procedimentos administrativos para a implementação do Serviço, o que deverá acontecer brevemente.

6 – A Secretaria Regional da Saúde sublinha que a câmara hiperbárica, desde o momento da sua instalação, esteve disponível para fazer face a qualquer incidente que se viesse a verificar.



GaCS/RC

Sem comentários: