sexta-feira, 19 de março de 2010

Especialistas discutem estado das zonas balneares dos Açores em resultado das intempéries



O director regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos e vários especialistas da Universidade dos Açores e da Universidade de Lisboa vão discutir nos próximos dois dias uma nova estratégia para aumentar a segurança das zonas balneares no arquipélago e determinar quais as medidas preventivas que importa implementar para se garantirem melhores condições para a utilização daqueles espaços.

Segundo João Luís Gaspar, “algumas das zonas balneares dos Açores encontram-se localizadas em sítios que comportam elevado risco para os utentes e é importante que sejam atempadamente asseguradas acções que contribuam para reduzir a probabilidade de ocorrência de acidentes”.

A este propósito o director regional lembrou a instabilidade de muitas das arribas costeiras face às condições meteorológicas extremas a que os Açores têm estado sujeitos este ano e sublinhou que se o governo e as autarquias não agirem de imediato a época balnear pode ser afectada.

“Numa altura em que importa relançar a actividade económica, em geral, e o turismo, em particular, é importante que as autoridades sejam pró-activas e cooperem no sentido de colocarem rapidamente em marcha todas as medidas necessárias para se garantirem condições de segurança aos cidadãos residentes e aos que nos visitam”, sublinhou João Luís Gaspar no início dos trabalhos.

A praia de Água d’Alto e a zona balnear da Ribeirinha, particularmente afectadas por enxurradas e quedas de blocos nas últimas semanas, são dois dos locais a visitar.


GaCS/SF

Sem comentários: