quinta-feira, 11 de março de 2010

Especialistas em infra-estruturas de betão visitam obras regionais



Um encontro internacional, patrocinado pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, através da Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, traz aos Açores especialistas na área das infra-estruturas e inovações tecnológicas na construção civil.

Hoje, na sessão de abertura no auditório do LREC em Ponta Delgada, o director regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, realçou a importância da presença de vários especialistas internacionais nas áreas da geologia e da engenharia civil, referindo “que é uma excelente oportunidade para a troca de experiências neste sector de importância vital. É verdade que temos muito que aprender, mas também não é menos verdade que podemos contribuir para o enriquecimento científico desta área com o conhecimento e a experiência adquiridos na Região, na Universidade dos Açores, nas instituições de investigação e nas empresas que aqui trabalham”.

O evento acontece numa altura em que os Açores têm vindo a apostar na melhoria da qualidade da construção civil e das obras públicas, adoptando procedimentos e aplicando regulamentação e normalização adequadas, sublinhou Paulo Menezes, acrescentando que o sector da construção civil nos Açores “está em franco crescimento tanto em número de infra-estruturas como em complexidade. Repare-se nas novas vias das SCUT, em construção, como em muitas outras infra-estruturas portuárias e aeroportuárias.

O encontro, que reúne até domingo cerca de seis dezenas de especialistas provenientes de vários países da Europa e América do Norte, incluindo Estados Unidos e Canadá, entre geólogos, engenheiros civis e outros profissionais nas áreas dos matérias de construção, sistemas e estruturas, é mais uma oportunidade para, disse Paulo Menezes, “o reconhecimento dos Açores como local com condições únicas e atractivas para eventos de dimensão mundial, nos mais variados domínios, no caso concreto na área científica com uma forte componente empresarial e industrial”.

A Reunião RILEM (Réunion Internationale des Laboratoires et Experts des Matériaux, Systemes de Construction et Ouvrages) “Azores 2010”, foi promovida pela Universidade dos Açores e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, apoiada pelo Governo dos Açores através da medida de apoio à organização de reuniões, encontros, seminários, congressos e outros eventos científicos, na Região Autónoma dos Açores, do Plano Integrado para a Ciência, Tecnologia e Inovação.

De entre os tópicos a abordar e desenvolver no âmbito da “Reunião RILEM Azores.2010”, destaca-se a análise de recomendações e normas internacionais na área dos materiais de construção; a promoção de medidas visando a construção civil e obras públicas seguras e sustentáveis; e o estabelecimento de recomendações que se destinam ao diagnóstico, gestão e reparação de estruturas em betão.

Todas estas temáticas afiguram-se do maior interesse para a Região Autónoma dos Açores, “onde o incremento no sector da construção nas últimas décadas tem levado a um aumento assinalável na quantidade e tipologia de edifícios e infra-estruturas em betão” cuja qualidade construtiva e durabilidade importa conhecer, assinalou o director regional.



GaCS/VS

Sem comentários: