sexta-feira, 12 de março de 2010

Estudantes Luso-Americanos celebram República e Democracia



O subsecretário regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa afirmou hoje, em Berkeley, nos Estados Unidos da América, que “à nova geração de jovens americanos descendentes de Portugueses – e de Açorianos em particular – cabe a tarefa de manter viva as tradições, costumes e língua dos seus pais e avós, a par do desafio da sua formação académica e de contribuírem para uma cada vez maior participação política das suas comunidades”.

Rodrigo Oliveira falava no campus da Universidade da Califórnia, em Berkeley, no âmbito do “Portuguese Youth Day”, um encontro de jovens Luso-Americanos que frequentam o ensino secundário, este ano dedicado à importância do 25 de Abril de 1974.

“Uma das maiores vitórias da Liberdade e da Democracia em Portugal é, precisamente, a consagração do regime autonómico nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, que, reconhecendo a secular reivindicação de auto-governo dos seus Povos, abriu caminho ao desenvolvimento e ao progresso das Regiões” – afirmou Rodrigo Oliveira

O subsecretário regional, na sua intervenção, caracterizou a Autonomia consagrada na Constituição da República Portuguesa de 1976, abordando o seu funcionamento e competências. Os jovens Luso-Americanos participaram, depois, em diversas actividades culturais e lúdicas, com destaque para a execução de danças tradicionais açorianas e uma visita à Exposição sobre o Centenário da República Portuguesa.

O “Portuguese Youth Day” reuniu cerca de 180 alunos de diversas cidades do estado da Califórnia, tendo sido organizado pelo Programa de Estudos Portugueses da Universidade da Califórnia, Barkeley, com o apoio da Fundação Luso-Americana para a Educação e da Direcção Regional das Comunidades do Governo dos Açores.

A iniciativa integra ainda o programa da XXXIV Conferência Anual sobre Educação e Cultura Luso-Americana da Universidade de Califórnia, Berkeley, na qual Rodrigo Oliveira participa em representação do Presidente do Governo, Carlos César.



GaCS/LFC

Sem comentários: