terça-feira, 16 de março de 2010

Governo adquire licenças para utilização de laboratório virtual de física e química



A secretária regional da Educação e Formação revelou hoje, na Horta, que o executivo açoriano já adquiriu as licenças para a utilização, por parte das escolas açorianas do 3.º ciclo e do ensino secundário, de um laboratório virtual na área da física e da química.

O anúncio foi feito por Lina Mendes na Assembleia Legislativa, durante a interpelação ao Governo Regional sobre o sector da Educação, apresentada esta tarde pela representação parlamentar do PPM.

Segundo referiu, o Governo, em parceria com a Universidade de Aveiro, vai avançar, igualmente ainda este ano, para uma plataforma informática intitulada “Recursos Interactivos para a Educação nos Açores”.

Esta plataforma, que se destina a “melhorar os resultados escolares dos estudantes de algumas das nossas escolas”, versará conteúdos nas áreas de português, da matemática e das ciências, adiantou a secretária regional.

Outro projecto referenciado por Lina Mendes prende-se com a aposta em dotar todos os estabelecimentos do 1.º ciclo do ensino básico com quadro interactivo móvel, videoprojector e computadores.

A entrega desse material será acompanhada de formação dos professores, bem como de monitorização e avaliação para análise das implicações deste investimento no sucesso educativo dos alunos, explicou a governante.

Disse ainda que o protocolo com o Plano Regional de Leitura já foi assinado e que muito em breve será divulgado o plano de desenvolvimento deste projecto, que se afigura “importante para aumentar os níveis de literacia dos açorianos”.

Relativamente ao projecto “Saúde Escolar”, Lina Mendes adiantou que o mesmo “está a avançar a bom ritmo”, estando prevista para breve a assinatura do respectivo protocolo entre as Secretarias Regionais da Educação e Formação e da Saúde.

Conforme explicou, esta iniciativa, cuja complexidade exige uma fase preparatória, que já está em curso, tem como objectivo o “diagnóstico precoce de algumas doenças bem como a sensibilização e formação da comunidade educativa”.

A secretária regional adiantou ainda que, de forma gradual, arrancará já no próximo ano lectivo a entrega gratuita nos Açores de manuais escolares aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, o que permitirá “uma redução das despesas das famílias com menores rendimentos”.

A finalizar, Lina Mendes anunciou que o programa de distribuição gratuita de fruta pelos alunos das escolas do 1.º ciclo, uma iniciativa que visa criar nas crianças hábitos de alimentação saudável, abrange nos Açores 86 estabelecimentos de ensino.


GaCS/FG

Sem comentários: