terça-feira, 9 de março de 2010

Governo apela a maior afirmação das mulheres açorianas


A directora regional da Solidariedade e Segurança Social apelou hoje a todas as mulheres açorianas para “uma maior afirmação na vida pública, profissional e pessoal”.

O apelo foi lançado durante a cerimónia de abertura de uma mesa-redonda subordinada ao tema “Percursos”, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Na ocasião, Isabel Berbereia destacou, ainda, as lutas contínuas que muitas mulheres tiveram que travar ao longo da história para atingirem a igualdade de direitos.

“A manifestação de 129 operárias tecelãs, que protestavam contra as 16 horas de trabalho diário, reivindicavam uma licença de maternidade, melhores salários e descanso aos Domingos, foi violentamente reprimida pelas forças de segurança”, acrescentando que “é em memória daquelas mulheres, e de tantas outras que lutaram por idênticas causas, que hoje se assinala esta data”.

A mesa-redonda subordinada ao tema “Percursos” teve como objectivo demonstrar “a força e a tenacidade de algumas mulheres que, neste momento, fazem parte da sociedade açoriana”, bem como ouvir histórias de vida, debater estratégias de mudança para aprender e ensinar porque todos nós temos experiências para trocar”, concluiu.


GaCS\SM

Sem comentários: