sexta-feira, 5 de março de 2010

Governo apoia a publicação de artigos científicos em revistas de renome mundial



O Governo Regional, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, vai abrir, no decorrer do mês de Março, um concurso para apoiar a edição de publicações científicas, nomeadamente a publicação de artigos científicos em revistas internacionais com arbitragem.

“Este é um concurso para o apoiar a produção dos chamados ‘papers’, que são os instrumentos mais utilizados na comunidade científica para a divulgação do seu conhecimento e para a acreditação das instituições onde se trabalha”, referiu José Contente.

O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, que falava na apresentação do livro “Dos Vulcões dos Açores”, de Vítor Hugo Forjaz, realçou o contributo que o executivo açoriano tem dado à divulgação científica, nomeadamente através do Sistema Científico e Tecnológico Regional (SCTR).

A propósito referiu que “o SCTR tem uma aposta forte no conhecimento e no saber porque o Governo Regional entende, sobretudo nesta legislatura, que há que dar um novo passo no conhecimento científico”, este incremento na actividade do saber contribui, nas palavras do governante, “para transpor para a economia as vantagens de uma sociedade informada, permitindo que as empresas criem emprego qualificado e, desta forma, permitir que nos Açores alcancem um novo patamar de desenvolvimento através de uma economia mais sustentável”.

O governante reafirmou também o apoio, “em primeira instância” à Universidade dos Açores enquanto parceiro fundamental no desenvolvimento da Região e de todos quantos, à volta da UAç, trabalham nos Centros de Ciência da Região, enquanto pólos de atracção, de divulgação e de novas possibilidades para a comunidade científica.

José Contente frisou ainda que é intenção da tutela “enquadrar todo este esforço financeiro do Governo Regional numa sociedade que entenda, de um modo claro, a necessidade de maior participação de todos no denominado cluster científico e tecnológico das Regiões”.

Referindo-se à obra apresentada ontem à noite na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, o governante definiu-a como sendo que sendo “de qualidade e constitui também mais um cartaz de leitura e alimento para o espírito daqueles que reconhecem a nossa terra as nossas singularidades nos enquadramentos geodinâmicos. Felicito os autores, que têm provadas dadas, e que emprestaram o seu saber à divulgação científica na obra”

Sobre a temática da publicação o secretário regional afirmou que é mais um contributo importante para o incremento do denominado geoturismo numa região ligada aos Vulcões, “que são motivo de preocupação ligados à segurança, mas são também uma potencialidade, associado à nossa geomorfologia vulcânica e aos nossos enquadramentos específicos da nossa Região”, rematou.



GaCS/VS

Sem comentários: