quinta-feira, 11 de março de 2010

Governo aprova suspensão parcial do Plano Director Municipal da Calheta



O executivo açoriano anunciou hoje a suspensão parcial do Plano Director Municipal da Calheta com a “única e exclusiva finalidade” de permitir a construção, no local mais adequado, do Centro de Resíduos de S. Jorge.

A decisão, tomada ontem em reunião do Conselho do Governo, irá viabilizar a construção, próximo do actual vazadouro de resíduos junto do Pico da Calheta, de uma nova infra-estrutura orçada em cerca de 6 milhões de euros.

Para o executivo de Carlos César, o futuro Centro de Resíduos de S. Jorge, que numa óptica de sustentabilidade financeira e operacional servirá toda a ilha, poderá ter como valências as operações de armazenagem, triagem, tratamento, valorização e eliminação dos vários tipos de resíduos, subprodutos animais e biomassa.

Prevista no Plano Estratégico de Gestão de Resíduos da Região Autónoma dos Açores, a nova infra-estrutura dotará a ilha de S. Jorge de um “equipamento apropriado à realização, nas devidas condições de segurança e de protecção do ambiente e da saúde pública, de operações de gestão de resíduos”, adianta o comunicado governamental.


GaCS/FG

Sem comentários: