sexta-feira, 5 de março de 2010

Governo associa-se a cerimónia evocativa do 93.º aniversário do falecimento de Manuel de Arriaga


O Governo dos Açores associou-se hoje, na ilha do Faial, à cerimónia evocativa do 93.º aniversário do falecimento do primeiro presidente da República Portuguesa, Manuel de Arriaga.


A cerimónia, que incluiu a deposição de uma coroa de flores junto à estátua de Manuel de Arriaga, situada no Cais de Santa Cruz, foi uma iniciativa do Município da Horta, tendo nela participado o presidente da câmara municipal, João Fernando Castro, e, em representação do presidente do Governo, o director regional do Ambiente, Frederico Cardigos.


Eleito presidente da República em 24 de Agosto de 1911, Manuel de Arriaga exerceu o mandato num período agitado da vida nacional e internacional, acabando por renunciar ao cargo em 26 de Maio de1915, na sequência de um movimento revolucionário.


Advogado, professor, escritor e político, Manuel de Arriaga nasceu na Horta a 8 de Julho de 1840 e faleceu em Lisboa a 5 de Março de 1917.


Em Maio de 2003, a Assembleia da República resolveu, por unanimidade, homenagear a “memória do primeiro presidente da República Portuguesa eleito democrática e constitucionalmente, Manuel José de Arriaga Brum da Silveira, concedendo aos seus restos mortais as honras do Panteão”.


Na sequência dessa Resolução, os restos mortais daquele chefe de Estado, que havia sido sepultado em jazigo de família no cemitério dos Prazeres, foram transladados e depositados no Panteão Nacional, em cerimónia que teve lugar em 16 de Setembro de 2004.


Presentemente, o Governo dos Açores prepara os procedimentos concursais com vista a lançar a concurso, o mais rapidamente possível, a empreitada de recuperação da casa onde nasceu Manuel de Arriaga.


Os projectos de arquitectura e de especialidades desta obra, orçada em mais de um milhão de euros, foram formalmente entregues ao director regional da Cultura no passado dia 2 de Fevereiro.



GaCS/FG

Sem comentários: