domingo, 7 de março de 2010

Governo pretende incluir Protecção Civil açoriana em Rede Europeia de Formação e Gestão de Desastres


O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos pretende que o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) integre a futura Rede Europeia de Centro de Formação e Gestão de Desastres.

No âmbito da presidência espanhola da Comunidade Europeia, José Contente referiu que o executivo açoriano irá centrar esforços para que a Protecção Civil açoriana integre a rede europeia, com o intuito de incluir o SRPCBA em mais um fórum internacional “onde possa partilhar conhecimento e experiências”.

Segundo o governante, que falava na cerimónia de entrega de um pronto-socorro aos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, a Protecção Civil açoriana tem vasta experiência, acrescentando que “é um modelo para o país e já inclusivamente representou Portugal em vários exercícios internacionais, e isso significa que o próprio país reconhece o valor dos nossos bombeiros, que já ganhou inúmeros prémios em exercícios de manobras a nível nacional e internacional”.

José Contente defende que os bombeiros açorianos estão cada vez mais bem equipados e preparados, a nível de infra-estruturas, equipamentos e formação, “e isso também faz parte de uma trajectória de mudança e de inovação que nós temos vindo a garantir a todas as corporações”, diz.

A propósito o secretário regional anunciou a autorização do lançamento da empreitada para a segunda fase da construção do quartel de bombeiros da Ribeira Grande, que se vai processar a partir deste ano, e que prevê a construção de uma piscina desportiva e infra-estruturas de apoio.

José Contente anunciou também a entrega, ainda este ano, de mais sete viaturas, dois pronto-socorros, incluindo o que foi entregue hoje, e mais cinco ambulâncias para dotar com novas viaturas o SRPCBA.

“Hoje entregamos mais uma viatura muito bem preparada para desencarceramento em zonas subterrâneas onde não haja possibilidade de chegar com equipamentos tradicionais, é uma viatura que também está preparada para o combate a incêndios em várias situações porque já inclui diferentes tipos de equipamento”, realçou o secretário regional.

No âmbito da aposta na formação e qualificação dos corpos de bombeiros regionais, José Contente elogiou o trabalho desenvolvido na Escola de Formação dos Bombeiros da Ribeira Grande, afirmando que “corresponde a um viveiro de cultura de segurança e protecção civil”, destacando a capacidade e eficácia do grupo de cadetes, que já ganharam prémios nacionais e internacionais.

Na demonstração técnica desta manhã no quartel da Ribeira Grande, o governante incentivou os cadetes, referindo que “serão os futuros bombeiros de amanhã” e levam já consigo uma formação de alto nível.



GaCS/VS

Sem comentários: