sexta-feira, 19 de março de 2010

Governo quer restaurar a flora endémica dos Açores em lugares emblemáticos





O secretário regional do Ambiente e do Mar assegurou hoje, na Horta, que o Governo dos Açores está apostado em restaurar a flora endémica do arquipélago em vários lugares emblemáticos das ilhas açorianas.

A garantia foi expressa por Álamo Meneses durante a visita, esta manhã, à plantação de faias e de pau-branco que está a ser realizada na Paisagem Protegida do Monte da Guia, no âmbito do Plano Regional de Erradicação e Controlo de Espécies de Flora Invasora em Áreas Sensíveis (PRECEFIAS).

Com a implementação deste plano, o executivo açoriano pretende eliminar de várias zonas ambientalmente sensíveis espécies como a cana, incenso, conteira, pica-rato, chorão, gigante e silva-mansa, substituindo-as por flora natural das ilhas.

Aqui no Faial, explicou Álamo Meneses, o projecto está a decorrer em vários sítios que estão integrados no Parque Natural da Ilha e onde existem ainda uma boa componente de vegetação natural.

“Nestas zonas, o que se está a fazer é a limpeza das infestantes e a sua substituição por plantio de espécies endémicas, típicas do habitat onde a intervenção está a ser feita”, acrescentou

Para o governante, este é um projecto que tem “um grande potencial”, quer como forma de demonstrar que é possível recuperar a vegetação, quer ainda do ponto de vista do aumento da biodiversidade.

“Nós estamos no Ano Internacional da Biodiversidade e esta é uma acção que se insere nas comemorações deste ano e visa chamar a atenção da população em geral para os problemas da conservação da natureza, designadamente em lugares como este, muito próximo da cidade, ou incluídos dentro das próprias povoações”, explicou o governante.

De acordo com Álamo Meneses, projectos como este provam também que é possível “uma sã convivência” entre a actividade humana e áreas com uma grande biodiversidade e com uma grande qualidade, quer do ponto de vista estético, quer também do ponto de vista do seu próprio uso como lugares”.

Depois da Paisagem Protegida do Monte da Guia, o secretário regional visitou a Reserva Natural do Morro de Castelo Branco, onde decorrem trabalhos de remoção de canas, e a área protegida para a gestão de habitats ou espécies dos Capelinhos, Costa Nordeste e Varadouro para observação dos trabalhos de remoção de invasoras (canas e chorão) e plantação da flora nativa (bracel-da-rocha e faias).

Já no Caldeirão do Pico Verde, última etapa dessa visita, Álamo Meneses procedeu ao gesto simbólico de plantação de três Vidálias, cujos exemplares são originários de sementes colhidas e germinadas no âmbito dos projectos BASEMAC e BIOCLIMAC.


GaCS/FG

Sem comentários: