quarta-feira, 17 de março de 2010

Investimento público durante o quadriénio 2005-2008 ultrapassou “promessa” do Governo



O investimento público realizado nos Açores durante o quadriénio 2005-08, no âmbito dos planos regionais, ultrapassou o compromisso que o governo tinha assumido nas Orientações de Médio Prazo (OMP), aprovadas em 2004.

A informação é do vice-presidente do governo, Sérgio Ávila, e foi avançada esta quarta-feira, no parlamento açoriano, durante a discussão da Resolução que aprova a Conta da Região relativa a 2008.

Segundo revelou, em 2004 o Governo dos Açores comprometeu-se a investir ao longo da legislatura 1.335 milhões de euros, verificando-se agora que, afinal de contas, o investimento realizado no âmbito dos planos anuais ultrapassou a “promessa” do executivo e atingiu o montante de 1.362 milhões de euros.

Quanto às receitas da Região, Sérgio Ávila disse que as mesmas ascenderam em 2008 a 1.055 milhões de euros, o que se traduziu num crescimento de cerca de 9% comparativamente com o ano anterior.

Conforme indicou o vice-presidente do governo, esse valor correspondeu a uma execução de 95,3% em relação às receitas que tinham sido orçamentas.

Sérgio Ávila destacou ainda o facto da receita corrente e da receita fiscal terem apresentado execuções de 98,1% e de 100,6%, respectivamente.

Esses elevados níveis de execução são demonstrativos do rigor, da qualidade e da pertinência das previsões orçamentais e dão prova da credibilidade do orçamento apresentado pelo governo, adiantou o vice-presidente.

O governante disse ainda ser revelador do estado das contas da Região o facto do endividamento líquida da Região ter decrescido 500 milhões de euros em 2008.



GaCS/FG

Sem comentários: