sexta-feira, 5 de março de 2010

Licença Ambiental para a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da AMISM


A Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Associação de Municípios da Ilha de S. Miguel (ETRS da AMISM) obteve a licença ambiental a que está legalmente sujeita por estar abrangida pelo regime jurídico de prevenção e controlo integrados da poluição (regime PCIP) e por esta estrutura ter sofrido alterações substanciais.

A licença ambiental, que se encontra disponível para consulta do público em www.la-azores.org, estabelece as medidas destinadas a evitar, ou se tal não for possível, a reduzir as emissões para o ar, água e solo, a produção de resíduos e a poluição sonora.

A ETRS da AMISM, que se situa na Canada das Murtas – Lugar do Engenho, na freguesia de S. Roque, concelho de Ponta Delgada, integra, para além da célula de deposição de resíduos urbanos, uma zona e pavilhão de triagem de resíduos recicláveis, como as embalagens de papel/cartão e plástico, uma plataforma de recepção de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), óleos e gorduras alimentares, embalagens de madeira e vidro e uma plataforma para recepção e tratamento mecânico de resíduos verdes.

As alterações agora objecto de inclusão na licença ambiental consistem na ampliação da actual célula de deposição de resíduos, na introdução de uma melhoria tecnológica no sistema de pré-tratamento de lixiviados, bem como a introdução, na área de recicláveis, de uma plataforma de recepção e tratamento mecânico (trituração) de resíduos verdes.


GaCS/SF/DRA

Sem comentários: