domingo, 7 de março de 2010

Nova Federação Regional dos Bombeiros reúne todas as corporações dos Açores



“Este Conselho Regional de Bombeiros fica assinalado por repor um novo sentido de coesão nos Bombeiros dos Açores porque foi criada da Federação Regional dos Açores (FRBA)”. Foi desta forma que o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos anunciou a criação da FRBA, definindo-a como um organismo que vai contribuir para a promoção de uma cultura de segurança, ao mesmo tempo que irá traçar novos caminhos na Protecção Civil Açoriana.

José Contente, que falava esta tarde na sessão de encerramento do Conselho Regional de Bombeiros dos Açores, apelou aos comandantes das corporações de bombeiros para que a recém constituída FRBA seja um parceiro com ideias novas a fim de procurarem novas respostas perante os novos cenários que se impõe na Região Autónoma dos Açores.

“A Federação surge num contexto em que o Governo continua a apostar neste sector, o próprio Plano de Investimento de 2009 para 2010 aumentou 38 por cento e isto significa que o Governo Regional continua a apostar em garantir a confiança e a segurança dos açorianos, baseada no Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores”, referiu.

Para o reforço da actuação eficaz dos corpos de bombeiros o secretário regional assinalou ainda o reforço do apoio do executivo para as associações, acrescentado que em 2010 irão ser distribuídos 3,5 milhões de euros pelas corporações para a melhoria do serviço de emergência terrestre.

No discurso de encerramento do Conselho Regional, José Contente lançou um repto às autarquias, afirmando que "seria mais vantajoso que as associações em vez de receberem uma viatura aqui e outra ali, recebessem um apoio financeiro que fosse transformado em remunerações para reforço de pessoal e assim as autarquias davam também um novo contributo às Associações de Bombeiros, sobretudo aquelas que têm maiores exigências e mais solicitações”.

Segundo o governante, não há a possibilidade de continuar a reforçar os quadros de pessoal das associações, urge, nesta fase, apostar na formação dos bombeiros. “Hoje, quando falamos em qualificação dos recursos humanos, é útil, é desejável, é necessário e impõem-se que os bombeiros tenham as qualificações necessárias para responderem, com eficácia, a desafios que às vezes são complexos, a uma sociedade que é globalizada e que está cheia de riscos, e nós também teremos que ensaiar novas respostas com pessoas qualificadas”, sublinhou José Contente.

De acordo com o membro do Governo Regional, nos últimos a aposta recaiu sobre a melhoria e construção de infra-estruturas, com novos edifícios, e na aquisição de viaturas, a frota conta actualmente com 140 viaturas de emergência, na organização de cursos avançados de vida e ainda a utilização dos desfribrilhadores em ambulâncias e zonas de concentração de pessoas. No entanto, apesar desta aposta prosseguir pontualmente, é urgente que a Protecção Civil, defende, prepare novas respostas perante novas exigências, e tal só será alcançado mediante formação e qualificação.

José Contente chamou ainda a atenção dos comandantes para a “utilização abusiva” do transporte terrestre de emergência, apelando àqueles que participam no socorro, aos que requisitam esses serviços nos Centros de Saúde e nos Hospitais, e aos cidadãos “que se acham às vezes com direito de utilização das ambulâncias, que o façam com parcimónia, com o sentido da emergência que está estipulada na lei, e só assim teremos um serviço que dá resposta às reais necessidades e só assim teremos a possibilidade de socorrer as verdadeiras emergências”.

Perante o reconhecimento internacional do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores e por todas as situações de emergência pelas quais a Região passou na última década, secretário da tutela concluiu dizendo “eu acredito que este é o melhor Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros do país, por aquilo que fazem, por aquilo que respondem, pela maneira como estão sempre vigilantes, sempre activos e com os grandes e graves problemas que tivemos nos últimos anos estamos melhor preparados. Nós somos nos Açores, com o SRPCBA, uma garantia de segurança e de confiança para as populações”.



GaCS/VS

Sem comentários: