sexta-feira, 12 de março de 2010

Obras do Laboratório Regional de Enologia deverão estar concluídas no início de 2011



O Governo dos Açores aposta no sector vitivinícola dedicando, simultaneamente uma parte significativa do seu esforço financeiro e meios humanos à experimentação e à assistência técnica deste sector.

A ideia foi deixada pelo Secretário Regional da Agricultura e Florestas durante uma visita às obras de construção do Laboratório Regional de Enologia (LRE) que decorrem na ilha do Pico.

A construção e acreditação do LRE, permitirá a adopção de novas técnicas analíticas, utilização de novos equipamentos, que permitirão aprofundar o conhecimento dos vários produtos vitícolas dos Açores, nomeadamente ao nível das características físico-químicas e organolépticas.

O Laboratório Regional de Enologia ficará dotado com equipamentos dos mais modernos do género, permitindo responder a exigências da legislação em vigor, bem como a necessidades técnicas e às de investigação, que irão apoiar os vitivinicultores, as adegas produtoras e os investigadores.

Esta infra-estrutura vai disponibilizar serviços nos domínios da informação, acompanhamento e análise, assumindo-se como instrumento fundamental certificação dos vinhos de qualidade dos Açores.

Com uma área bruta de construção de 846 metros quadrados, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, o Laboratório Regional de Enologia vai integrar áreas destinadas à confidencialização de amostras, análises clássica e experimental, cromatografia, absorção atómica, câmara escura, sala de provas, armazéns de reagentes, rampas de gases e controlo de temperatura, pressão interna, humidade e odores.

O laboratório oferece instalações condignas, seguras e bem equipadas, aliadas à disponibilização dos meios humanos necessários à sua rentabilização, e permitirá lançar a Região em novos projectos de grande interesse científico e económico para o sector vitivinícola.



GaCS/MS

Sem comentários: