sexta-feira, 19 de março de 2010

Plataformas digitais da Secretaria do Ambiente destacadas no portal iGov




Duas plataformas de comunicação electrónica disponibilizadas pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM) estão referenciadas no portal iGov, que agrega canais de contacto digital de diversos serviços governamentais e autárquicos a nível nacional.

Uma dessas aplicações é o “Sistema Integrado de Serviços Online para o Domínio do Ordenamento e Informação Territorial” (DO.IT) que visa disponibilizar serviços para as áreas de competência da SRAM, das direcções regionais do Ambiente, da Energia e do Ordenamento do Território e os Recursos Hídricos e das inspecções regionais do Ambiente e das Pescas.
Com esta plataforma a secretaria regional pretende facilitar e agilizar o relacionamento dos cidadãos e de todas as entidades, públicas e privadas, com a administração pública regional em domínios tão diversos como os da conservação da natureza, do ordenamento do território, dos recursos hídricos, da energia e das pescas.
Com este sistema a SRAM pretende, também, promover a simplificação de processos internos, ao torná-lo uma plataforma interactiva para a circulação e a uniformização de procedimentos dentro da administração pública regional, permitindo aos próprios requerentes o acompanhamento do estado dos seus pedidos através de uma área de trabalho privada, acessível via Web.
Os primeiros serviços disponíveis no DO.IT, acessíveis através do endereço electrónico
http://servicos.sram.azores.gov.pt/doit/ , incluem o registo de pessoas, entidades e infra-estruturas, pedidos de licenciamento ou a apresentação de denúncias ambientais.

A outra ferramenta disponibilizada pela SRAM destina-se a relatar ocorrências ambientais em qualquer ilha do arquipélago. Denominado “Na Minha Ilha”, o serviço permite ao cidadão assinalar, numa base geográfica, qualquer tipo de ocorrência ambiental existente nos Açores.

Para tal o utilizador tem de seleccionar o local e preencher um formulário, em
http://servicos.sram.azores.gov.pt/naminhailha/ , que é enviado de forma automática para os serviços centrais da SRAM.


GaCS/FA

Sem comentários: