sexta-feira, 5 de março de 2010

Programa de estágios “Colombo” apresentado hoje em Ponta Delgada


O Programa de Estágios denominado “Colombo” foi apresentado hoje, em Ponta Delgada, pelos Directores Regionais da Juventude e Comunidades, acompanhados pelo Cônsul dos Estados Unidos da América.

Este programa de estágios profissionais para jovens emigrantes açorianos e Luso-descendentes dos Estados Unidos nos Açores, que se desenvolve no âmbito do Acordo de Cooperação e Defesa assinado entre Portugal e os Estados Unidos, tem o objectivo de “aproximar os jovens estudantes universitários emigrantes açorianos e luso-descendentes, que estejam a frequentar ou tenham obtido formação superior em Universidades dos Estados Unidos. Com esta iniciativa o Governo dos Açores pretende oferecer na Região uma “experiência profissional aos jovens emigrantes açorianos e luso-descendentes”, facilitando a sua adaptação ao mercado de trabalho internacional e promovendo mais valias para as empresas e entidades nos Açores que os acolham.

Bruno Pacheco, Director Regional da Juventude, sublinhou a importância deste programa na perspectiva da “promoção e aprendizagem da língua portuguesa, da história e cultura açorianas”, reconhecendo, no entanto, que “o desenvolvimento de competências linguísticas leva o seu tempo” e como tal “estão a ser tomadas as devidas precauções, em conjunto com as empresas, estabelecendo o necessário entendimento para que a língua de trabalho seja o inglês”.

Para os estágios profissionais que, com o programa Colombo, os jovens emigrantes passam agora a ter acesso, segundo o Director Regional da Juventude, já foram iniciados “os contactos exploratórios com empresas açorianas”, cuja receptividade, conforme revelou Bruno Pacheco, “tem sido a melhor, o que coloca este programa no bom caminho”. Neste momento já estão em fase de adesão ao programa empresas como a “EDA, a Portugal Telecom, a Universidade dos Açores e a Globstar System”.

O Programa “Colombo”, agora apresentado, que se destina a jovens emigrantes açorianos, residentes nos Estados Unidos da América há mais de 15 anos e jovens Luso-descendentes até à quarta geração, que frequentem o ultimo ano da licenciatura, ou que estejam a frequentar mestrados e doutoramentos em Universidades americanas, com idades compreendidas entre os vinte e trinta anos de idade, podem concorrer a estágios profissionais em áreas como as Ciências do Mar e da Terra; Biotecnologia e Ciências Físico-químicas e Tecnologias da Comunicação.

As candidaturas a este programa são feitas em formulário próprio que estará disponível no sítio da Internet da Direcção regional da Juventude, seis meses antes dos estágios, cuja duração poderá ser de dois meses ou de seis meses.



GaCS/LFC

Sem comentários: