quinta-feira, 18 de março de 2010

Projectos açorianos seleccionados para prémio da Fundação Ilídio Pinho recebem 500 euros




Os únicos dois projectos açorianos seleccionados pela Fundação Ilídio Pinho para o prémio “Ciência na Escola” receberam hoje 500 euros para por em marcha uma investigação sobre a catástrofe natural ocorrida no concelho da Praia da Vitória em Dezembro.

Perante alunos do Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico da EB1/JI Professor Maximino F. Rocha, na Terceira, foram entregues os respectivos diplomas de mérito e os cheques do Banco Espírito Santo dos Açores (BESA) a uma das professoras coordenadoras, em virtude da outra estar doente.
“Quem faz a chuva?” é a pergunta que os alunos do pré-escolar da Terra Chã vão procurar responder nos próximos meses, sob a coordenação de Maria da Conceição Godinho, através de filmagens, fotografias e construção de um terrário, entre outras actividades.

Já as turmas do 1º ciclo do Ensino Básico, da mesma escola, mas sob a coordenação de Anabela Santos, pretendem perceber qual é a causa das inundações ocorridas na freguesia da Agualva a 15 de Dezembro, daí o nome do projecto “A água e o tempo”.

O primeiro projecto foi contemplado com 200 euros e o segundo com 300 euros, verbas que vão agora permitir adquirir mais material e levar a cabo toda a investigação para dar seguimento às respectivas candidaturas.

Para o Governo Regional esta distinção é demonstrativa do empenho dos professores e alunos açorianos em participar em projectos inovadores, que estimulam a vontade de aprender e querer saber mais.

Em Maio todos os candidatos ao prémio da fundação devem apresentar um relatório final de execução do respectivo projecto para que em Junho o júri nacional reúna e escolha os grandes vencedores nas quatro categorias (do Pré-escolar ao Secundário).
O valor global do prémio final a dividir pelas quatro categorias atinge os 100 mil euros.

O prémio da Fundação Ilídio Pinho, que já vai na oitava edição, visa estimular o interesse das crianças e jovens de todos os níveis de ensino pela Ciência e Tecnologia, através do apoio ao desenvolvimento de projectos inovadores de educação/formação.

Os projectos seleccionados, a funcionar como uma extensão dos programas curriculares, deverão ter um carácter eminentemente prático, permitindo que os estudantes sejam envolvidos em experiências e trabalhos de grupo que lhes permitam conhecer e apreciar a importância do conhecimento científico.



GaCS/RM

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