sexta-feira, 5 de março de 2010

Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa recebe grupo de funcionários "North Atlantic Group"



O Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Rodrigo Oliveira, recebeu, hoje, em Ponta Delgada, o grupo de funcionários “North Atlantic Group”, composto por membros do Parlamento Dinamarquês eleitos pelas ilhas Faroe e pela Gronelândia.

O arquipélago Faroe e a ilha da Gronelândia, considerada a maior do mundo, são territórios autónomos do Reino da Dinamarca, ambos com cerca de 50.000 habitantes, os quais, ao contrário do restante Estado dinamarquês, não fazem parte da União Europeia.

Rodrigo Oliveira afirmou, a propósito, que “o Governo dos Açores regista, com muito agrado, que no âmbito do debate sobre uma possível integração das ilhas Faroe e da Gronelândia na União Europeia, o estatuto dos Açores, como região ultraperiférica da UE e como região autónoma do Estado português, mereçam o interesse e a atenção dos membros do parlamento dinamarquês”.

O principal objectivo da visita dos seis funcionários do grupo parlamentar “North Atlantic”, preparada em colaboração com o Governo dos Açores, consiste, assim, na recolha de informações sobre o sistema político da Região, em particular, no que diz respeito às suas relações com a União Europeia. Para o efeito, estão previstas visitas e diversas reuniões, em São Miguel e no Faial, com vários departamentos do Governo, na Assembleia Legislativa da Região, bem como na Universidade dos Açores, com especial destaque para a recolha de informações sobre as políticas energética e das pescas, assuntos do mar e do ambiente e sobre a actuação externa da Região.

Na reunião com o Subsecretário Regional, para além do enquadramento geral da visita, foram abordados assuntos como o relacionamento da Região com as várias instituições europeias, com destaque para o Parlamento e Comissão, bem como a cooperação inter-regional dos Açores.

“Os Açores, o seu estatuto político e actuação no âmbito da União Europeia despertam, cada vez mais, o interesse de várias regiões, instituições e representantes políticos da Europa, fruto não só da relevância da actuação da Região em áreas como as energias renováveis e os assuntos do mar, mas, também, da cada vez maior presença e visibilidade dos Açores em Bruxelas” - afirmou Rodrigo Oliveira.



GaCS/LFC

Sem comentários: