sexta-feira, 23 de abril de 2010

Alunos do ensino especial integram pela primeira vez Jogos Desportivos Escolares



Os Jogos Desportivos Escolares, organizados anualmente pela Direcção Regional do Desporto, vão incluir pela primeira vez, na Fase Regional do 2º Ciclo, alunos do ensino especial, numa clara alusão ao espírito integrador e inclusivo do Sistema Educativo Regional.

Na apresentação da XXI edição dos jogos, esta manha em Angra do Heroísmo, o Director Regional do Desporto disse que esta inovação constitui “um desafio”, que contou com “a forte colaboração” da Direcção Regional da Educação e Formação.

“Pela primeira vez e em regime ainda experimental temos a inclusão de actividades no âmbito do desporto adaptado, que ocorrerão na Fase Regional do 2º Ciclo, a realizar na Escola Básica Integrada Roberto Ivens (em S. Miguel)”, anunciou António Gomes.

Segundo disse, pretende-se passar a mensagem de que “tal como no Sistema Educativo Regional há espaço para todos poderem participar e desenvolver ao máximo as suas capacidades, também no Desporto, que se pretende inclusivo e abrangente, há espaço para todos”.

Os Jogos Desportivos Escolares, com o lema “Todos Jogam”, contam este ano com um total de 897 participantes, representando 19 escolas açorianas, uma competição que promove a actividade física e contribui para afirmar o espírito de escola.

António Gomes disse, ainda, que os jogos são “um ponto de encontro” entre o complemento curricular da actividade de Educação Física com o processo desportivo, já que se pretende uma forte interligação dos alunos com processos desportivos mais codificados e elaborados.

Alem do Director Regional do Desporto participaram na conferencia de imprensa representantes das Direcções Regionais da Educação e Formaçao e Solidariedade e Segurança Social, entidades parceiras do projecto que ocorre numa altura em que se assinala o “Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social”.

Os Jogos Desportivos Escolares dividem-se em Fases Zonais (de apuramento) e Fases Regionais, do 2.º Ciclo, do 3.º Ciclo e de cada modalidade, por género, do Ensino Secundário.

As Fases Zonais do 2.º Ciclo terão início a 26 de Abril, com a Fase Zonal B, acolhida pela Escola Básica Integrada da Horta, terminando a 30 de Abril com o final da Fase Zonal A, acolhida pela Escola Básica e Secundária de Santa Maria.

A 4 de Maio têm início as Fases Zonais A, B e C, do 3.º Ciclo, cujas escolas acolhedoras são a Escola Secundária da Ribeira Grande, a Escola Básica Integrada dos Biscoitos e a Escola Secundária Manuel de Arriaga, respectivamente, terminando a 7 de Maio, com o final das Fases Zonais A e B.

A Fase Regional do 2.º Ciclo ocorrerá na Escola Básica Integrada Roberto Ivens, entre 7 e 11 de Junho e as comitivas apuradas incluirão, também, alunos do Regime Educativo Especial, constituindo-se como uma experiência piloto conjunta da Direcção Regional do Desporto e da Direcção Regional da Educação e Formação.

As Fases Zonais do Ensino Secundário, de Futsal Feminino e Masculino, das Ilhas do Pico e de São Miguel, já foram realizadas, estando marcadas as respectivas Fases Regionais para a Ilha Terceira, entre 3 e 5 de Junho.

Este evento desportivo conta com o patrocínio do Governo Regional, da SATA e de inúmeras autarquias açorianas.



GaCS/RM

Sem comentários: