sexta-feira, 23 de abril de 2010

Erradicação de ratos nas Contendas



O Ilhéu do Feno, na Ponta das Contendas da Ilha Terceira, é conhecido por albergar uma das mais densas colónias de garajau-rosado nos Açores. Em 2009 foram aqui registados 263 casais, mas, já este ano, foram identificados alguns problemas devido ao regresso de roedores e gaivotas. Em parceria com a Secretaria Regional de Agricultura e Florestas e a Universidade dos Açores, os Serviços de Ambiente da Terceira iniciaram-se esta semana os trabalhos para erradicação de ratos. A desratização será executada com a instalação de 8 estações com rotenticida na zona terrestre contígua de acesso aos ilhéus.

Os trabalhos não estão a ser simples porque o mar revolto não tem permitido aceder aos ilhéus por terra. Foi assim necessário utilizar embarcações e, nessa sequência, instalaram-se 40 rateiras nos dois ilhéus.

A equipa de trabalho registou que já estão entre 60 a 80 garajaus no ilhéu rochoso a sul. Por esta razão, não será possível efectuar o combate às gaivotas utilizando armas de fogo, o que chegou a ser equacionado. A acção de afastamento terá por base a destruição dos ninhos e a recolha dos ovos. Apenas assim se poderá garantir que as gaivotas, ave demasiado abundante no arquipélago, não preda os ovos e as crias de garajaus, aves em raras e em perigo. A população de garajau rosado dos Açores é a maior da Europa, representando cerca de 48% do total, o que implica um esforço redobrado na sua conservação. Os trabalhos seguir-se-ão durante os próximos dias.



GaCS/SF/DRA

Sem comentários: