sexta-feira, 23 de abril de 2010

Governo promove igualdade entre géneros na Administração Regional



Foi assinado hoje, em Angra do Heroísmo, um protocolo de cooperação entre a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e a Direcção Regional da Igualdade de Oportunidades, durante o seminário “Mainstreaming para a Igualdade de Oportunidades na Administração Pública”, a decorrer naquela cidade.

O documento visa reforçar a política de igualdade entre géneros na Administração Pública Regional.

“A Administração Pública Regional deverá assumir um papel de agente catalisador neste processo, que configura mais um passo em prol de uns Açores de futuro, capaz de potenciar os seus recursos humanos, capaz de congregar energias e vontades em torno de objectivos comuns”, defendeu o Vice-presidente do Governo Regional, que presidiu à sessão de abertura do seminário.

Sérgio Ávila lembrou que actualmente 65.8% dos trabalhadores da Administração são do género feminino e que são as mulheres quem possuí mais habilitações literárias, sendo que 48% destas são detentoras de licenciatura, enquanto que no caso dos homens este valor corresponde a 29% dos casos.

Contudo, lembrou ainda que “a aposta na modernidade e na paridade entre géneros deverá materializar-se igualmente no papel desempenhado pelos agentes nos processos de tomada de decisão e de partilha de responsabilidades”. De facto, na administração pública regional verifica-se que 25% dos cargos dirigentes e 47.2% dos cargos dirigentes intermédios são ocupados por mulheres.

“Os desafios da modernidade implicam igualmente a adopção de novas estratégias e de novas políticas de promoção da igualdade, potenciando e alargando as competências dos nossos funcionários, num processo contínuo de partilha de responsabilidades e de participação nos processos de tomada de decisão” declarou o Vice-Presidente do Governo.

Sobre o seminário a decorrer hoje em Angra do Heroísmo, Sérgio Ávila disse esperar que “o debate a desenvolver contribua para o processo de modernização da nossa administração regional, ao promover a cidadania e a paridade entre géneros”.



GaCS/AMP

Sem comentários: