segunda-feira, 5 de abril de 2010

Novo Centro de Saúde da Graciosa pronto em 2011



O novo Centro de Saúde da ilha Graciosa, cujo contrato de empreitada foi hoje assinado, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente do Governo, está orçado em cerca de 7,3 milhões de euros e estará concluído no final de 2011.

No discurso proferido na altura, o Secretário Regional da Saúde disse que a nova unidade, com o dobro da área construída em relação ao actual, será uma estrutura com melhores condições a todos os níveis.

Disporá de 15 camas, distribuídas por quartos e enfermarias, serviços técnicos e complementares, incluindo radiologia, laboratório e serviço de urgência, bem como todos os serviços de ambulatório, materno-infantil, fisioterapia e delegação de saúde.

O novo Centro de Saúde terá, assim, segundo Miguel Correia, melhores condições para os profissionais de saúde que ali trabalham e permitirá uma melhor assistência à população da Graciosa.

O secretário da Saúde aproveitou o momento para fazer o ponto da situação de outras obras no sector da saúde, entre as quais, o novo hospital da ilha Terceira, o Centro de Radioterapia dos Açores, os centros de saúde de Ponta Delgada e da Madalena e o Bloco “C” do Hospital da Horta, sublinhado que “as principais obras desta legislatura estão já em marcha”.

Mas mais do que estas obras essenciais, disse Miguel Correia, pretende-se operar, “uma verdadeira reforma no sector da saúde nos Açores”.

“A implementação do Provedor do Utente, a criação da Inspecção Regional de Saúde, o novo enquadramento jurídico das farmácias e a implementação dos Tempos Máximos de Resposta das entidades do Serviço Regional de Saúde constituem os eixos dessa reforma”, disse o Secretário Regional da Saúde.



GaCS/RC/SF

Sem comentários: