quarta-feira, 16 de junho de 2010

Rui Bettencourt defende planos regionais de acção para o emprego




O Director Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor (DRTQPDC) defendeu ser o momento para que os Planos de Acção para o Emprego sejam regionais.

Rui Bettencourt, que falava durante a cerimónia comemorativa dos 25 anos da Assembleia das Regiões da Europa, em Bruxelas, considerou mesmo isso como “fundamental” para a eficácia das políticas e respostas de proximidade.

“O que preocupa mais os europeus não é que os tempos sejam difíceis: os europeus são corajosos. O que preocupa mais os europeus, quanto ao futuro, é que possa não haver projectos para construir esse futuro”, realçou.

Para Rui Bettencourt, as regiões europeias têm, assim, “uma apaixonante obrigação” de “agir para tornar a iniciativa regional para o emprego, em particular o emprego dos jovens, no projecto político central da nossa acção pública”.

Na ocasião, o Director Regional destacou ainda a importância do programa de mobilidade juvenil Eurodisseia, que "continua a ser o primeiro programa de mobilidade entre regiões europeias".

“O Eurodisseia é, pois, uma vitrina da eficácia da Europa das Regiões”, sublinhou.

Segundo Rui Bettencourt, mais de 10 mil jovens europeus já realizaram o programa e mais de dois mil fixaram a sua residência noutra região que não a sua de origem.



GaCS/FA/SM

Sem comentários: