sexta-feira, 9 de julho de 2010

Açores ostentam galardão internacional pela qualidade costeira



O Secretário Regional do Ambiente e do Mar içou esta tarde, no porto das Velas, ilha de São Jorge a bandeira “Quality Coast” (Costa de Qualidade), um galardão internacional atribuído a todas as ilhas da Região pela qualidade das suas costas marinhas.

Trata-se de um reconhecimento internacional em que o júri avalia o desempenho das comunidades e a qualidade do produto turístico com base em 20 critérios, agrupados em três categorias: natureza, ambiente e socioeconomia.

O júri reconheceu a alta qualidade da candidatura açoriana que evidenciou os diversos esforços realizados pelo Governo dos Açores em diferentes sectores relevantes para a rede mundial de destinos costeiros, que o arquipélago passa agora a integrar.

Foi atribuída à Região a classificação de “excelente” nas categorias de natureza e de socioeconomia e no critério “território e tradição” a pontuação foi mesmo a máxima.

Falando no acto simbólico de içamento da primeira bandeira “Quality Coast”, Álamo Meneses salientou a importância do galardão para os visitantes e residentes, e explicou que a bandeira é normalmente içada em zonas de entrada, como marinas, portos ou aeroportos, para lembrar o o usufruto que se pode ter das zonas costeiras, mas também para sensibilizar para a sua preservação.

O governante disse, ainda, que o facto de a bandeira ter sido atribuída às nove ilhas é um reconhecimento pelo trabalho de preservação que vem sendo realizado, mas alertou para a necessidade de as populações colaborarem com esse esforço, não poluindo ou destruindo recursos naturais desta importância.



GaCS/FA

Sem comentários: