sábado, 10 de julho de 2010

Governo investe 1,3 milhões de euros em caminhos rurais na ilha de São Jorge



O Governos dos Açores determinou hoje o lançamento da empreitada de construção e beneficiação dos caminhos agrícolas da Cancela d’Água e da Canada Velha, no POA Santo Antão/Topo, na ilha de São Jorge, num investimento global de 1,3 milhões de euros.

A responsabilidade por este empreendimento, que envolve a pavimentação de 9.257 metros e a melhoria da rede de drenagem naqueles dois caminhos agrícolas, foi cometida pelo Executivo à IROA, SA.

O Conselho do Governo, no âmbito da visita estatutária a São Jorge, resolveu também desencadear os procedimentos necessários para, após conclusão das obras de beneficiação da rede de drenagem do caminho rural dos Biscoitos/Longitudinal Norte, no Norte Pequeno, pavimentar uma extensão de 2.400 metros, no valor estimado de 250.000 euros.

Determinou ainda que a IROA, SA proceda à adjudicação dos trabalhos de execução de um furo de captação de água destinada ao reforço do abastecimento de água à lavoura, no local da Ribeira do Nabo (Velas), no valor estimado de 350.000 euros.

Resolveu também proceder aos trabalhos de requalificação da Reserva Florestal de Recreio da Silveira, com a instalação de sanitários, equipamento de recreio, sinalética informativa e formativa e cobertura de uma área de merendas, no valor de 100.000 euros, e determinar a elaboração de um projecto de requalificação da Reserva Florestal das Sete Fontes, dirigido em particular à recuperação dos seus moinhos de água.

O aprofundamento dos protocolos de cooperação com a Associação Agrícola da Ilha de S. Jorge e com a Associação de Jovens Agricultores Jorgenses, por forma a induzir a melhoria e diversificação dos serviços prestados aos agricultores, foi outra das decisões anunciadas pelo Governo no final desta sua visita estatutária.


GaCS/FG

Sem comentários: