quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Governo reforça investimentos em infra-estruturas agrícolas



O Governo dos Açores continua a reforçar os investimentos na melhoria das condições de trabalho dos produtores açorianos através da construção de caminhos agrícolas, rurais e florestais e do abastecimento de água e energia às explorações agrícolas.

Só no concelho da Povoação estão, neste momento, a ser construídos mais de sete quilómetros de caminhos, num investimento público superior a 600 mil euros, obras que foram alvo da visita do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues.

Trata-se dos caminhos rurais do Pico e da Canada da Ribeirinha, cuja extensão ultrapassa os sete quilómetros, dando acesso a 218 hectares de pastagem e 40 hectares de área florestal.

O caminho rural do Pico terá o piso e para além de servir alguns agricultores e produtores florestais cujas suas explorações se situam nas imediações, é também um importante e alternativo acesso para a população em geral, entre as freguesias de Água Retorta e de Faial da Terra ligando, ainda, Água Retorta ao Caminho das Heras.

Em caso de uma eventual calamidade, que impeça a circulação na estrada regional, este caminho funcionará sempre como uma alternativa.

O caminho rural da Canada da Ribeirinha faz a ligação entre a Lomba do Botão e a Lomba do Carro, permitindo uma economia de tempo na deslocação entre estas duas zonas evitando o trânsito na estrada regional.

Noé Rodrigues visitou ainda as obras de beneficiação do caminho rural da Criação, na freguesia dos Fenais da Ajuda.

As obras de beneficiação consistem no alargamento/rompimento da faixa de rodagem existente, regularização e macadamização, melhoria da rede de drenagem (construção de aquedutos e valetas em betão) e pavimentação com betão betuminoso, numa extensão de cerca de 1,5 quilómetros.

O caminho rural da Criação, localizado no extremo nascente do concelho da Ribeira Grande, serve uma área de terrenos com aptidão para a actividade agro-pecuária com cerca de 50 hectares de pastagem, num investimento de 10 mil euros.

Prevê-se que o tráfego neste caminho venha a aumentar significativamente uma vez que, além da mais-valia que representa para a lavoura local, poderá servir de via alternativa entre o lugar da Criação Velha e a sede da freguesia dos Fenais da Ajuda.



GaCS/MS

Sem comentários: