sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Aprovada a orgânica e quadro de pessoal da Unidade de Saúde de Ilha de Santa Maria



O diploma que aprova a orgânica e o quadro de pessoal da Unidade de Saúde de Ilha de Santa Maria (USI Santa Maria) foi hoje publicado em Jornal Oficial, entrando em vigor dia 1 de Março.

Até ao momento, já estão criadas no arquipélago as USI do Pico, que entrou em funcionamento em 2004, de São Jorge (2007), das Flores (2010), do Corvo (2010), do Faial (2011), da Graciosa (2011) e de Santa Maria (2011).

Exercendo a sua actividade sob a superintendência e tutela do membro do Governo Regional com competência na área da saúde, a USI Santa Maria é constituída pelo Centro de Saúde de Vila do Porto e a sua acção “dirige-se aos indivíduos, famílias, grupos e comunidade residentes na mesma ilha e aos nela deslocados temporariamente”.

Tal como as suas congéneres, esta Unidade de Saúde de Ilha tem como missão “a promoção da saúde na sua área geográfica, através de acções de educação para a saúde, prevenção e prestação de cuidados na doença”, podendo ainda “prestar cuidados de saúde diferenciados e desenvolver actividades de vigilância epidemiológica, de formação profissional, de investigação em cuidados de saúde, de melhoria da qualidade dos cuidados e de avaliação dos resultados da sua actividade”.

De acordo com o diploma agora publicado, a USI Santa Maria integra o serviço de prestação de cuidados de saúde e os serviços administrativos.

A decisão de criar no arquipélago Unidades de Saúde de Ilha enquadra-se no Programa do X Governo dos Açores, que prevê a “implementação de medidas que prossigam com a racionalização dos recursos, procedendo-se a alterações estratégicas da estrutura do Serviço Regional de Saúde”.

A sua criação é entendida pelo Governo como uma forma de “consolidar a estrutura organizativa e o funcionamento dos serviços”, de modo a “obter ganhos de eficácia e eficiência na gestão”.


GaCS/FG

Sem comentários: