terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Governo privilegia colaboração com autarquias para bem do sector agrícola



O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou, esta terça-feira, a colaboração mantida pelo Governo dos Açores com as autarquias açorianas, neste caso com a Câmara Municipal da Ribeira Grande, que permitiu, concluir, mais uma obra de extrema importância para os agricultores e população em geral da freguesia dos Fenais da Ajuda.

Ao falar na cerimónia de inauguração do Caminho Rural das Criações, num investimento público de mais de 100 mil euros, Noé Rodrigues destacou também a presença de várias crianças do Ensino Primário do Concelho que ajudaram na plantação de cerca de 350 plantas endémicas ao longo das bermas do caminho e que ajudam a “embelezar as localidades das nossas ilhas sempre com um grande respeito pela nossa bio-diversidade”.

Para o governante, esta é também uma forma de homenagear os técnicos e guardas florestais que, na Secretaria Regional da Agricultura e Florestas “desenvolvem um trabalho de grande amplitude e de espírito de missão para protecção e valorização do nosso património florestal e da paisagem dos Açores”.

Os trabalhos consistiram do alargamento/rompimento da faixa de rodagem existente, regularização e macadamização, melhoria da rede de drenagem (construção de aquedutos e valetas em betão) e pavimentação com betão betuminoso, numa extensão de cerca de 1,5 quilómetros.

Nesta via foi mantido grande parte do traçado existente, com correcção de alguns alinhamentos curvos e rectos, mas, numa zona crítica junto à falésia e onde ocorrem frequentes derrocadas, o traçado foi desviado para o interior, para garantir a segurança dos seus utilizadores.

O caminho rural das Criações, localizado no extremo nascente do concelho da Ribeira Grande, serve uma área de terrenos com aptidão para a actividade agro-pecuária com cerca de 50 hectares de pastagem.

Prevê-se que o tráfego nesse caminho venha a aumentar significativamente uma vez que, além da mais-valia que representa para a lavoura local, poderá servir de via alternativa entre o lugar da Criação Velha e a sede da freguesia dos Fenais da Ajuda.


GaCS/MS

Sem comentários: