quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dia Mundial da Saúde celebrado em várias localidades da Região

O Dia Mundial da Saúde é assinalado, amanhã, na Região com iniciativas conjuntas dos centros de saúde e das escolas, no âmbito do Programa Regional de Saúde Escolar.

Na Escola Secundária das Laranjeiras decorre o “Encontro do Dia Mundial da Saúde – Entre Escolas”, um evento que conta com a colaboração do Centro de Saúde de Ponta Delgada e em que participam alunos das escolas secundárias do concelho.

Na Ribeira Grande tem lugar a “Feira da Saúde”, que integra rastreios de visão, diabetes, tensão arterial, pele e audição. A iniciativa é da escola secundária e do centro de saúde. Em Angra do Heroísmo há também uma “Feira da Saúde”, que decorreu hoje e prossegue amanhã, promovida pelo Centro de Saúde de Angra, em parceria com a Câmara Municipal e a Culturangra. A actividade, que decorre no Cento Cultural, destina-se a crianças do ensino pré-escolar e a crianças das IPSS com as mesmas idades e tem por objectivo desmistificar, junto dos mais novos, as diferentes actividades do centro de saúde.

A equipa vai utilizar bonecos para as demonstrações, de modo a mostrar às crianças que não devem ter receio das consultas.

Nos Biscoitos, a escola, em colaboração com o Centro de Saúde de Praia da Vitória, promove as “Jornadas da Saúde Escolar” abordando, com a ajuda de posters, aspectos relacionados com a alimentação, diabetes, exercício físico, tabagismo, drogas ilícitas e saúde oral.

O Centro de Saúde da Calheta assinala o Dia Mundial da Saúde com a “4ª Mini Maratona” e os centros de saúde do Pico promovem uma “Caminhada pela Saúde”.

O Colégio do Castanheiro, em Ponta Delgada, realiza o “1º Castanheiro Saudável” destinado a abordar diversos temas, entre os quais, adolescência e bem-estar psicológico, hábitos de alimentação saudável e exercícios físicos e prevenção de dependências.

As unidades de saúde dos Arrifes e das Capelas promovem sessões sobre “Resistência Microbiana”, tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde para reflexão neste dia.

O hospital de Ponta Delgada realiza, às doze horas, de amanhã, uma sessão de sensibilização à boa prescrição médica com vista a combater a resistência aos antibióticos. É dirigida apenas a profissionais de saúde.

O Dia Mundial da Saúde celebra-se desde 1950 no dia 7 de Abril. Todos os anos se elege um tema de saúde específico sendo uma oportunidade de âmbito mundial para centrar a atenção nas importantes questões de saúde pública que afectam a comunidade internacional.

Para este ano a OMS escolheu o tema “Resistência aos antimicrobianos: Se não actuarmos hoje, não haverá cura amanhã".

A resistência antimicrobiana ocorre quando microrganismos como bactérias, vírus, fungos e parasitas sofrem alterações que os tornam resistentes aos medicamentos.

Segundo a OMS este fenómeno é preocupante, pois além da medicação se tornar ineficaz, há o risco de muitas das doenças infecciosas se tornarem incontroláveis e de, através da mobilidade actualmente muito facilitada das pessoas, se poderem propagar rapidamente.

O Secretário Regional da Saúde, Miguel Correia, visita amanhã, pelas 11 horas,“A feira da Saúde”, na Escola Secundária da Ribeira Grande.


GaCS/RC

Sem comentários: