sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Governo lança concurso público para a construção do 'Centro de Formação de Belo Jardim'





No Dia Internacional da Juventude, que hoje se comemora, o Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude, lançou o concurso público para a construção do Centro de Formação de Belo Jardim, com um valor base de 1.100.000 euros.

Cumprindo mais um compromisso do Governo, e dando continuidade ao anunciado no passado mês de Março pelo Secretário Regional da Presidência, André Bradford, a nova infra-estrutura de promoção do associativismo entra na última fase, antes do início da sua exploração.

Tal como foi referido por André Bradford, aquando da apresentação do projecto, pretende-se que o novo edifício seja a «casa-mãe» da formação jovem e do associativismo juvenil nos Açores.

O Centro de Formação de Belo Jardim, situado no concelho da Praia da Vitória, para além de ter como macro vocação a criação de condições para o desenvolvimento das actividades das associações de juventude, em especial as relacionadas com a formação de dirigentes e de jovens voluntários, pretende, ainda, ser a plataforma de recepção de intercâmbios, servindo igualmente como sede regional ao Corpo Nacional de Escutas – Açores, entidade que ficará, posteriormente, encarregue da exploração do centro, em condições a determinar.

Com uma área de construção de 1 243,81 m², dividida por dois pisos, o novo centro formativo ficará dotado de zona administrativa, salas de formação multiusos, cozinha e refeitório, zona de alojamento e áreas de convívio.

Este investimento junta-se a outros que o Governo dos Açores tem vindo a realizar junto das associações de juventude com sede nos Açores, com especial enfoque na criação de condições para o estabelecimento de sedes sociais e no co-financiamento dos respectivos planos de actividades.

Com mais de 60 associações juvenis registadas ou em fase de registo, os Açores são a região do país com o maior índice de associações por habitante. Por outro lado, com o estabelecimento no ano transacto do SIAJ – Sistema de Incentivo ao Associativismo Jovem, para além de ter sido melhorado o quadro de financiamento anterior, foram criadas as condições para uma mais efectiva participação dos jovens associados na sociedade e, por outro lado, as condições para o surgimento de novos paradigmas, como por exemplo, o do empreendedorismo social.

Todo este esforço junto do movimento associativo traduz-se, anualmente, num investimento médio de cerca de 500.000 euros.




GaCS/DRJ/SF

Sem comentários: