
Em resposta ao Diário dos Açores, e agora em particular à nota do editor publicada na edição de 15 de Setembro, a propósito das perspectivas de emprego para os enfermeiros, a Secretaria Regional da Saúde esclarece que no ano de 2009 entraram no programa Estagiar L, 13 enfermeiros, em clínicas privadas e unidades de saúde pública.
Tem, pois, total fundamento o esclarecimento anteriormente distribuído, demonstrando-se que, já em 2009, novos profissionais de enfermagem utilizaram o Estagiar L como via de acesso ao mercado laboral e conseguiram depois um vínculo laboral, tal como foi publicamente transmitido pelos autores do estudo aquando da sua apresentação.
O objectivo central da nota inicial da Secretaria da Saúde foi o de expressar satisfação pelo facto de uma parte significativa dos enfermeiros saídos das escolas em 2009 e 2010, estar a trabalhar, o que é certamente motivador nos tempos que passam.
De igual modo, fica claro que o programa Estagiar L é um instrumento de grande sucesso e tem correspondido aos seus objectivos, designadamente o de constituir uma importante porta de acesso ao mercado de trabalho.
Existem algumas preocupações da parte dos enfermeiros face ao futuro, mas são inquietações que se colocam certamente a muitas outras profissões. O que se constata é que, no tocante aos enfermeiros, o quadro não é tão desanimador como os próprios esperavam ao preparar o estudo.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário