segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Apurados vencedores do Prémio de Jornalismo Comunidades


O Governo dos Açores, através da Direcção Regional das Comunidades, lançou, no presente ano, o Prémio de Jornalismo COMUNIDADES, tendo como objectivo premiar os trabalhos jornalísticos que contribuam para a integração das comunidades emigrantes nas sociedades de acolhimento e das comunidades imigrantes na sociedade açoriana, que permitam estreitar laços, bem como promover a identidade cultural das comunidades migradas e contribuir para uma maior divulgação dos Açores.



O júri deste prémio, composto pelos directores da RTP Açores, Jornal Açoriano Oriental e Rádio Atlântida, decidiu premiar os seguintes trabalhos:


Na categoria “Comunidades Açorianas”, venceu o candidato Waldson de Jesus Oliveira Menezes com o trabalho Das Ilhas Açorianas ao Espírito Santo: 199 anos de colonização. A peça jornalística em questão, publicada no jornal Tribuna Vianense do Brasil, versa sobre a colonização açoriana, por cinquenta e três famílias, no município de Viana, Estado do Espírito Santo, no Brasil. É relevada a importância e impacto da fixação destas cinquenta e três famílias açorianas na vida daquela cidade até aos dias de hoje, nomeadamente a nível da gastronomia, cultura, vestuário, valores, crenças e tradições como a celebração da Festa do Divino Espírito Santo.


Na categoria “Açores Imigrante”, venceu a candidata Begoña Romero Sáez com o trabalho Apaixonados pelos Açores, publicado no site da RTP Açores. A peça jornalística reflecte a história de jovens europeus que emigram para os Açores para trabalhar, completar os estudos ou mudar de estilo de vida. A peça pretende igualmente que o leitor compreenda o olhar desses jovens imigrantes perante o arquipélago, qual o seu dia-a-dia e quais os motivos que os levaram a permanecer nos Açores.


Na categoria “Açores Emigrante”, venceu o candidato Alexandre Soares, com o trabalho Na pista dos baleeiros açorianos de Moby Dick. A peça jornalística, publicada na Notícias Sábado do Diário de Notícias, surge no âmbito do 160º aniversário da obra-prima de Herman Melville, Moby Dick. O jornalista seguiu a pista dos baleeiros açorianos imortalizados por aquele escritor e descobriu uma odisseia sobre a chegada dos portugueses à América. O autor foca igualmente a presença de açorianos na caça às baleias imortalizada no New Bedford Whaling Museum, na recente Azorean Whalemen Gallery, onde se encontram referências a vários açorianos que se dedicaram à indústria baleeira e onde consta, igualmente, a lista da tripulação do navio Acushnet, onde Melville viajou para obter inspiração para as suas obras, e na qual consta igualmente nomes de quatro açorianos, oriundos da ilha do Faial.


O júri apreciou os trabalhos tendo em consideração aspectos relevantes de âmbito jornalístico, designadamente, a originalidade, a inovação, a criatividade, a pesquisa, a correcção formal, o impacto na sociedade e o benefício público.


Relembre-se que este Prémio, de âmbito nacional, tinha três categorias, nomeadamente:


Açores Emigrante destinada aos jornalistas residentes em Portugal nas áreas da imprensa (escrita e digital), da rádio, da televisão e do fotojornalismo com trabalhos que tenham sido publicados ou difundidos em órgãos de informação de Portugal, e que incidam sobre a temática da Emigração e Comunidades Açorianas, promovendo a integração dos emigrantes açorianos nas respectivas sociedades de colhimento, bem como contribuindo para um maior conhecimento deste fenómeno.


Açores Imigrante destinada aos jornalistas residentes em Portugal nas áreas da imprensa (escrita e digital), da rádio, da televisão e do fotojornalismo com trabalhos que tenham sido publicados ou difundidos em órgãos de informação de Portugal, e que incidam sobre a temática da Imigração e Comunidades Imigradas nos Açores, promovendo a integração dos imigrantes na Região Autónoma dos Açores, bem como contribuindo para um maior conhecimento deste fenómeno.


Comunidades Açorianas Categoria destinada aos jornalistas das Comunidades Açorianas residentes na Bermuda, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Havai e Uruguai nas áreas da imprensa (escrita e digital), da rádio, da televisão e do fotojornalismo com trabalhos que tenham sido publicados ou difundidos em órgãos de informação destes respectivos países, e que incidam sobre a temática da Emigração e Comunidades Açorianas, integração dos emigrantes açorianos nas respectivas sociedades de acolhimento, bem como, de âmbito geral, sobre a Região Autónoma dos Açores.



GaCS

Sem comentários: