terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Governo incentiva aquisição de animais bovinos de alta genética produzidos nos Açores


O Governo dos Açores vai criar legislação que incentiva a aquisição, por parte dos agricultores açorianos, de bovinos de alta genética produzidos na Região, nomeadamente na área das raças para produção de carne.

A decisão foi anunciada ontem à noite, em Angra do Heroísmo, pelo Secretário Regional da Agricultura e Florestas, numa reunião com o Núcleo de Criadores de Bovinos de Raças de Carne da Ilha Terceira.

Segundo disse Noé Rodrigues aos jornalistas, no final do encontro, a iniciativa surge numa altura em que os Açores já produzem animais nados e criados no arquipélago com alta genética, não só no sector da produção de leite, mas também, agora, na fileira da carne.

O governante congratulou-se pela recente primeira exportação para o Continente de oito machos da raça Angus, dedicados para reprodutores, (cinco do Faial e três da Terceira), o que considerou ser uma afirmação da alta genética regional no panorama nacional, um recurso que pode ser aproveitado pelos agricultores açorianos.

É nesse sentido que a legislação vai ser alterada, para permitir incentivos majorados aos produtores do arquipélago que comprem, na Região, animais para melhoramento genético das suas explorações, apoios que até agora só existiam para a importação de alta genética do continente e do estrangeiro.

Entre outros assuntos abordados no encontro com aquela associação, foi também analisada uma proposta de distribuição de direitos aleitantes para os produtores de carne da Região, em que se privilegia os agricultores que iniciam a actividade nesta área, nomeadamente os que apresentaram projectos de primeira instalação para a fileira da carne.


GaCS

Sem comentários: