sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Governo investiu mais de dois milhões de euros no apoio a projectos de investimento e investigação científica


A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos (SRCTE) investiu mais de 1,5 milhões de euros em 24 projectos de investimento na área científica, durante o ano de 2011, e 615 mil euros no apoio financeiro a 24 projectos de investigação científica.



Na área da biotecnologia e da biomedicina estão actualmente a decorrer nove projectos, dos quais três na área da saúde e os restantes na biotecnologia industrial/energética, alimentar, marinha e animal. Nesta vertente, 566 mil euros foram direccionados para o IBBA (Instituto de Biotecnologia e Biomedicina dos Açores) e mais 260 mil euros para uma unidade piloto de produção de algas biocombustíveis.


Estão a decorrer quatro projectos na área da sismologia e vulcanologia, um investimento de 130 mil euros. Este departamento governamental financia ainda três projectos de investigação nas áreas das Ciências do Mar e pescas, no valor de 81 mil euros, um referente às Ciências naturais e biológicas, uma iniciativa inédita sobre as térmitas, no valor de 94 mil euros e ainda três nas ciências agrárias e animal, que representa um apoio na ordem dos 325 mil euros.


Ao nível das Ciências Sociais e Humanas estão em curso quatro projectos, dois no domínio da economia, um no domínio da sociologia e o quarto no domínio do pensamento político: regionalismo e relações internacionais, um somatório de investimento de 80 mil euros.


Ao longo de 2011, a Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, da SRCTE, apoiou financeiramente 21 projectos de investigação científica nos Açores, no montante de 615 mil euros. Sismologia e Vulcanologia, Ciências biológicas e ambiente, Ciências agrárias e veterinárias – estão em curso 7 dos 21 projectos nesta área - Ciências da Saúde, Ciências do mar e Tecnologias da Informação são as áreas nas quais foram desenvolvidos projectos de investigação científica apoiados pelo Governo Regional.



GaCS

Sem comentários: