segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Relatório do SRIR 2008-2010 já se encontra disponível


Já se encontra disponível para consulta o relatório do Sistema Regional de Informação sobre Resíduos (SRIR) para os anos 2008-2010, elaborado pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar. O documento agora apresentado vem disponibilizar um conjunto de informação sobre a Produção e Gestão de resíduos, nomeadamente quanto aos seus volumes, e com uma cobertura a todas as ilhas dos Açores.



Recorde-se que o SRIR surge no âmbito do Plano Estratégico de Gestão de Resíduos dos Açores (PEGRA) e do quadro jurídico para a gestão dos resíduos, constituindo-se como uma ferramenta estratégica de gestão da informação, sendo composto por uma base de dados online de acesso individual, e onde são introduzidas as informações relativas ao volume de resíduos geridos e produzidos por parte de cada uma das entidades gestores e operadores de gestão de resíduos.


Do documento agora publicado, ressalva-se o aumento dos quantitativos de resíduos urbanos geridos nos Açores, que em 2010 foram superiores às 146 mil toneladas.


Outra nota que merece destaque é o aumento no volume de embalagens (papel, vidro e plástico) geridas, e com acompanhamento eficiente para valorização, e cuja capitação nos Açores foi superior à verificada a nível nacional, sendo um bom indicador do sucesso das políticas ambientais, que tem vindo a ser tomadas pelo Governo Regional dos Açores, nomeadamente ao nível dos Resíduos.


De referir, e no âmbito dos Fluxos Específicos de Resíduos, o facto de para os Açores já estarem a operar todas as Entidade Gestoras existentes a nível nacional, resultado do pedido de extensão das suas actividades, garantindo desta forma um destino adequado para resíduos que vão desde os pneus, óleos, veículos em fim de vida, pilhas, baterias, eletrodomésticos, medicamentos, hospitalares ou mesmo resíduos agrícolas.


Toda a informação poderá ser consultada no Portal Resíduos da Direcção Regional do Ambiente http://www.azores.gov.pt/GRA/sram-residuos ou na aplicação informática criada para o SRIR - http://srir.sram.azores.gov.pt/.



GaCS

Sem comentários: