sábado, 17 de dezembro de 2011

Últimos dias da Exposição “Medeiros Cabral In Memoriam” no Museu Carlos Machado


A exposição antológica “Medeiros Cabral. In memoriam”, patente ao público no Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado desde 7 de Setembro, encerra no próximo dia 20 de Dezembro, data que assinala a morte do artista, no ano de 1979, então com apenas 25 anos de idade.

A assinalar o seu encerramento, o serviço educativo do Museu promove ateliers durante todo o dia 20, sob os temas “Aprende a ver uma obra de arte” e “Redescobre uma personagem de Medeiros Cabral”.

Medeiros Cabral nasceu no dia 7 de Setembro de 1955 na cidade de Ponta Delgada e faleceu no dia 20 de Dezembro de 1979 na cidade do Porto, onde frequentava o terceiro ano de pintura da Escola Superior de Belas Artes daquela cidade.

A sua curta vida foi fortemente marcada pelo período pós - revolução 25 de Abril de 1974, o que se veio a reflectir na sua criação artística. “A História”, a sua obra mais marcante, é um tríptico onde o pintor nos dá a sua visão da História apresentando-a dividida em três períodos (O Esclavagismo, O Feudalismo e O Capitalismo).

Realizou duas exposições individuais: “Uma Exposição para Trocar”, na Praceta Gonçalo Velho Cabral no dia 1 de Maio de 1975 e “A História”, no Museu Carlos Machado.


GaCS

Sem comentários: