sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Vasco Cordeiro diz que combate à crise é tarefa colectiva


O combate à crise é uma tarefa colectiva e, nos Açores, “estamos todos a lutar para sair dessa tormenta e é com todos que vamos sair dela”.

Esta foi uma mensagem, “em tempo de esperança”, deixada quinta-feira à noite, na Praia da Vitória, pelo Secretário Regional da Economia, falando durante um jantar de Natal com os idosos do Lar D. Pedro V.

Vasco Cordeiro acrescentou que essa tarefa deve comportar, sobretudo, “uma atenção especial – que é isso que se torna necessário nesta fase –, àqueles que se encontrem em maior debilidade, àqueles que vivam uma situação de maior fragilidade”.

O governante recorreu às longas experiências de vida dos utentes daquela instituição para exemplificar a capacidade dos açorianos para reagir a situações difíceis, com êxito.

“O que costumo dizer é que nós temos que retirar da caminhada que estas pessoas fizeram a inspiração necessária para ultrapassar estes momentos”, sublinhou Vasco Cordeiro, interrogando de seguida: “Quantas e quantas dificuldades não foram vencidas ao longo da vida? Quantas e quantas tormentas não passaram ao longo da vida? E aqui estamos”, concluindo a ideia com a “mesma fé e a mesma certeza” de que “saberemos ultrapassar as dificuldades que o tempo presente nos coloca”.

O Secretário Regional sublinhou, por outro lado, “o gosto”, mais ainda do que “a obrigação e o dever” que o Governo açoriano tem “em colaborar com uma instituição (o Lar D. Pedro V, no caso), que tantas provas tem dado, por um lado, de uma gestão criteriosa” dos recursos disponibilizados e, por outro, “de uma dedicação e serviço ao bem-estar do próximo”.

Foi nesse contexto, salientou Vasco Cordeiro, que o Governo dos Açores apoiou a remodelação, em fase de acabamento, das instalações do antigo Tribunal, contíguo ao lar, que ampliam a capacidade da instituição, e anunciou a disponibilização das verbas necessárias para dar início ao processo de remodelação do edifício original do Lar D. Pedro V.


GaCS

Sem comentários: