sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Açores presentes no “Peer Review” da Assembleia das Regiões da Europa


A Região Autónoma dos Açores está presente no terceiro encontro do projeto PYE – “Promoting Youth Employment", em Krapina-Zagorje, na Croácia, através do Governo dos Açores e , nomeadamente, pela da Direção Regional da Juventude.



A assembleia, que começou a 30 de janeiro e decorre até amanhã, explora, entre outros temas, os Jovens no Mercado de Trabalho; os Programas e Instituições de Formação e Educação; A Expansão de Oportunidades de Emprego e, ainda, o Empreendedorismo.


O projeto PYE – “Promoting Youth Employment”, apresentado no âmbito do programa Progress, da Comissão Europeia, pela Assembleia das Regiões da Europa, envolve quatro países, nomeadamente Portugal, Inglaterra, Croácia e Sérvia.


Uma equipa multinacional de especialistas, provenientes de cada um dos países envolvidos, realizará uma visita de trabalho de três dias àquele país a fim de avaliar as políticas de emprego regionais. Durante cada visita, a equipa de especialistas reunir-se-á com decisores políticos e técnicos responsáveis pelos programas de apoio ao emprego e jovens empresários.


Este projeto, que consiste numa revisão pelos pares sobre Políticas de Emprego direcionadas para os jovens, já decorreu em Vojvodina, na Sérvia, e nos Açores, no período compreendido entre 20 e 23 de novembro do ano transato, passando agora pela Croácia.


A última visita de avaliação dos pares decorrerá em Hampshire, na Inglaterra.


Após a conclusão das visitas a cada um daqueles países, será preparado um relatório com uma série de recomendações e planos de melhoria acerca das políticas de emprego das diferentes regiões, com base em boas práticas internacionais.


Promover o intercâmbio de experiências e de boas práticas na área do Emprego Jovem, avaliar as políticas de emprego em quatro países diferentes e elaborar recomendações práticas e planos de ação para melhorar as políticas de emprego jovem, apoiando, de uma forma especial, aqueles que menos oportunidades têm no acesso ao mercado de trabalho, são os principais objetivos deste projeto.


A conferência de encerramento decorrerá em Bruxelas onde serão apresentadas as conclusões finais referentes aos quatro Planos Regionais de Ação.



GaCS

Sem comentários: